Uma dieta vegetariana pode causar queda de cabelo?

Can Vegetarian Diet Cause Hair Loss

Kristin Hall, FNP Revisado clinicamente porKristin Hall, FNP Escrito por nossa equipe editorial Última atualização em 24/03/2021

À base de plantas? Você não está sozinho. De acordo com dados da empresa de pesquisas Ipsos Retail Performance , mais de nove milhões de americanos agora comem uma dieta baseada principalmente em vegetais, tornando a dieta vegetariana e vegana mais popular do que nunca.

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Comer uma dieta baseada principalmente em vegetais oferece numerosos benefícios para a saúde , incluindo um risco reduzido de desenvolver problemas médicos graves, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e vários tipos de câncer.





No entanto, seguir uma dieta vegetariana ou vegana com baixo teor de certos nutrientes pode aumentar o risco de desenvolver deficiências nutricionais que podem causar queda de cabelo.

Abaixo, falamos sobre como várias formas diferentes de queda de cabelo podem se desenvolver, bem como algumas dietas vegetarianas e veganas podem aumentar o risco de queda de cabelo devido à falta de nutrientes, como proteína, ferro ou outros minerais.



Também falamos sobre o que você pode fazer se seguir uma dieta vegetariana ou vegana para fortalecer seu cabelo, promover o crescimento saudável do cabelo e tratar a queda de cabelo relacionada à dieta.

Dietas vegetarianas e perda de cabelo: o básico

  • Dietas que são nutricionalmente restritivas, incluindo certas dietas vegetarianas e veganas, podem afetar sua capacidade de deixar o cabelo crescer e causar queda de cabelo.

  • Ao contrário da queda de cabelo causada por calvície de padrão masculino, a queda de cabelo causada por uma dieta restritiva geralmente não é permanente, o que significa que seu cabelo deve crescer novamente assim que o problema subjacente for tratado.

  • Muitas vezes, é possível prevenir a queda de cabelo mudando seus hábitos alimentares e usando suplementos dietéticos para compensar quaisquer deficiências nutricionais causadas por sua dieta.

  • Se você já tem um afinamento perceptível, pode usar medicamentos para acelerar o crescimento e restaurar a plenitude e o volume anteriores do cabelo.

  • É fácil confundir a calvície de padrão masculino com queda de cabelo relacionada à nutrição, especialmente se você iniciou recentemente uma nova dieta. Se você está começando a perder seu cabelo, pode falar com um profissional de saúde online para saber mais sobre as causas e opções de tratamento.
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Uma dieta vegetariana ou vegana pode causar perda de cabelo?

Se você já disse às pessoas que segue uma dieta vegetariana ou vegana, pode ter recebido comentários sobre possíveis problemas, como queda de cabelo.

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Embora alguns vegetarianos e veganos possam desenvolver queda de cabelo, é importante entender que a queda de cabelo não é causada diretamente por uma dieta vegetariana ou vegana.



Quando as pessoas falam sobre dietas baseadas em vegetais e queda de cabelo, geralmente não estão falando sobre calvície de padrão masculino - a forma comum de queda de cabelo masculina que pode fazer com que você desenvolva uma linha fina ou careca à medida que envelhece.

Em vez disso, eles se referem a uma forma de perda de cabelo temporária que pode ocorrer quando sua dieta carece de vitaminas, minerais e / ou outros nutrientes essenciais.

Embora nem todos os vegetarianos ou veganos desenvolvam deficiências nutricionais, você corre mais risco de desenvolver algumas deficiências nutricionais se seguir uma dieta baseada em vegetais, como uma dieta vegetariana ou vegana.

Várias deficiências nutricionais podem causar queda de cabelo. Esses incluem:

  • Falta de ferro. A perda de cabelo é um sintoma bem conhecido da anemia por deficiência de ferro , uma condição médica que pode se desenvolver quando há falta de ferro em seu corpo. Essa condição afeta sua capacidade de produzir glóbulos vermelhos saudáveis ​​e pode causar uma série de sintomas.

    Pesquisar mostra que os vegetarianos normalmente têm níveis mais baixos de ferro e uma maior probabilidade de desenvolver anemia por deficiência de ferro do que os não vegetarianos. Isso pode ocorrer porque o ferro em alimentos vegetais é mais difícil de ser absorvido pelo corpo do que o ferro em alimentos animais.

  • Deficiências de vitaminas. Várias vitaminas desempenham papéis importantes no processo de crescimento do cabelo , incluindo as vitaminas A, B12, C, D e E. A biotina, um tipo de vitamina B, também está intimamente ligada ao processo de crescimento e manutenção do cabelo saudável quando uma deficiência severa de biotina está presente.

    Se sua dieta carece dessas vitaminas, ou as contém apenas em pequenas quantidades, você pode começar a desenvolver queda de cabelo e queda temporária de cabelo.

  • Deficiências minerais. Certas deficiências minerais podem causar queda e queda temporária de cabelo. Por exemplo, pesquisar mostra que dietas deficientes em zinco podem contribuir para a queda de cabelo.

  • Falta de proteína na dieta. O cabelo, a pele e todos os tecidos ativos do corpo são constituídos por proteínas. Quando você não consegue obter proteína suficiente em sua dieta, seu corpo pode tentar conservar a proteína, forçando os folículos capilares a um estado de repouso.

    A desnutrição proteica geralmente não causa queda de cabelo imediata. Em vez disso, você pode notar que seu cabelo cai aproximadamente dois a três meses depois de mudar para uma dieta pobre em proteínas.

Além das deficiências nutricionais listadas acima, a queda de cabelo também pode ocorrer como resultado de dietas radicais. Você pode notar um aumento da queda de cabelo e queda de cabelo se seguir uma dieta vegetariana ou vegana para perder peso e reduzir a ingestão de calorias em uma quantidade significativa no processo.

Como comer para cabelos grossos e saudáveis

Se você iniciou recentemente uma dieta vegetariana ou vegana e notou que seu cabelo está caindo em um ritmo mais rápido do que o normal, você pode ser capaz de prevenir a queda de cabelo e melhorar seu crescimento fazendo mudanças em seus hábitos alimentares . Tente:

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  • Aumente o consumo de alimentos ricos em ferro. Para reduzir o risco de desenvolver anemia por deficiência de ferro, tente se concentrar em incluir alimentos ricos em ferro em sua dieta.

    Boas fontes de ferro incluem cereais matinais fortificados, feijão, lentilha, espinafre, batata (com casca), nozes, sementes, chocolate amargo e arroz ou pão enriquecido. Se você segue uma dieta pescatariana, considere comer também atum, ostras, mexilhões e amêijoas.

    Para melhorar a absorção de ferro não heme em seu corpo, tente consumir alimentos que contenham ferro e vitamina C ao mesmo tempo.

  • Use um suplemento de ferro. Se você acha difícil obter ferro suficiente em sua dieta, tomar um suplemento de ferro pode tornar o processo mais fácil. Os suplementos de ferro são baratos e amplamente disponíveis online e na maioria das lojas de produtos naturais.

  • Priorize o zinco. Pesquisar sugere que as pessoas que seguem vegetarianas e veganas tendem a consumir menos zinco do que os não vegetarianos. Você pode evitar a deficiência de zinco concentrando-se na inclusão de alimentos que contenham zinco em sua dieta.

    Boas fontes vegetarianas e veganas de zinco incluem sementes de abóbora, castanha de caju, amêndoas, grão de bico e feijão.

  • Atinja seus alvos de proteína. A Dieta Diária Recomendada (RDA) para proteína é de 0,8 gramas por quilograma de peso corporal, ou cerca de 65 gramas de proteína por dia para um homem com peso de 180 libras (81,6 kg).

    Alimentos veganos ricos em proteínas incluem nozes, feijão, sementes, produtos de soja, lentilhas e quinua, bem como substitutos do queijo, como fermento nutricional. Se você luta para obter proteína suficiente em sua dieta, também pode usar proteínas em pó à base de plantas e outros suplementos.

    Se você é vegetariano, pode adicionar ovos, leite, queijo, iogurte e outros laticínios à lista acima. Muitos desses alimentos são ricos em proteínas e nutrientes importantes, como o cálcio.

  • Tome um multivitamínico. Se sua dieta está carente de vitaminas relacionadas ao crescimento do cabelo , tente tomar um multivitamínico diariamente. Nosso Vitaminas de goma de biotina contém várias vitaminas essenciais para o crescimento e manutenção do cabelo.

Medicamentos para o crescimento do cabelo

Se você segue uma dieta vegetariana ou vegana e tem perda de cabelo perceptível que você acha que está relacionada aos seus hábitos alimentares, é importante conversar com um profissional de saúde.

A maneira mais eficaz de tratar e reverter a queda de cabelo relacionada à dieta é corrigir as deficiências em sua dieta usando as etapas listadas acima. No entanto, você também pode usar medicamentos para estimular o crescimento do cabelo e acelerar o processo de restauração da espessura e densidade normais do cabelo.

Uma vez que a queda de cabelo relacionada à dieta não é causada por hormônios, medicamentos como finasterida não tem efeito sobre esta forma de queda de cabelo e não acelera o crescimento.

No entanto, o medicamento tópico para perda de cabelo minoxidil , que funciona melhorando o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e estimulando os folículos capilares, pode ajudar a acelerar o processo de crescimento e restaurar o cabelo mais rapidamente.

Você pode aprender mais sobre o minoxidil e como ele funciona em nosso guia detalhado para a aplicação de minoxidil para o crescimento do cabelo .

Outras causas de queda de cabelo

Finalmente, se você está começando a perder seu cabelo, é importante ter em mente que isso pode não ser causado por uma dieta vegetariana ou vegana.

A forma mais comum de queda de cabelo em homens é chamada de queda de cabelo hereditária ou calvície masculina . Este tipo de queda de cabelo geralmente começa a se desenvolver por volta dos 20 e 30 anos e não está relacionado à sua dieta de forma alguma.

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A calvície masculina é causada por uma combinação de fatores genéticos e hormonais, particularmente os efeitos de um hormônio chamado dihidrotestosterona, ou DHT .

Se você é propenso a ter calvície de padrão masculino, fazer mudanças em sua dieta não diminuirá ou impedirá sua queda de cabelo. No entanto, esse tipo de queda de cabelo pode ser tratado com medicamentos.

Nosso guia completo para calvície de padrão masculino fornece mais informações sobre como a calvície de padrão masculino se desenvolve, os sintomas comuns e os tratamentos mais eficazes e baseados na ciência para interromper a queda de cabelo e restaurar o cabelo nas áreas afetadas do couro cabeludo.

Além da calvície de padrão masculino, outros fatores que podem causar queda de cabelo incluem:

Nosso guia para as causas da queda de cabelo entra em mais detalhes sobre os vários tipos de perda de cabelo que podem afetar o couro cabeludo e os fatores que podem contribuir para eles.

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Para concluir

Embora seguir uma dieta vegetariana ou vegana não cause diretamente perda de cabelo, você pode ter um risco maior de desenvolver queda de cabelo se sua dieta carecer de nutrientes como proteína, ferro ou zinco.

Você pode reduzir o risco de queda de cabelo seguindo uma dieta vegetariana ou vegana balanceada que inclua esses nutrientes. Isso pode exigir algumas pequenas mudanças em seus hábitos alimentares ou a adição de suplementos dietéticos à sua rotina de saúde.

Se você já sofre de queda de cabelo e deseja tratá-la, é melhor conversar com um profissional de saúde para saber mais sobre suas opções, incluindo medicamentos para queda de cabelo aprovados pela FDA.

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11 fontes

Este artigo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. As informações contidas neste documento não substituem e nunca devem ser consideradas para aconselhamento médico profissional. Sempre converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de qualquer tratamento.