Vitaminas essenciais para um cabelo saudável

Essential Vitamins Healthy Head Hair

Revisado clinicamente por Brendan Levy, MD Escrito por nossa equipe editorial Última atualização em 18/09/2017

Embora as principais causas da calvície de padrão masculino sejam genéticas e hormonais, a dieta e os fatores de estilo de vida também podem ter um grande efeito na saúde e na espessura do cabelo.

Um fator importante para a saúde do cabelo que muitas vezes é esquecido é o consumo de vitaminas. Assim como as vitaminas podem fortalecer seu sistema imunológico e proporcionar uma pele mais saudável, o consumo regular de certas vitaminas pode ter um impacto positivo mensurável na espessura, brilho e saúde de seu cabelo.





Se você notou que seu cabelo começou a ficar ralo, ficou mais fraco ou se partiu no final, há uma chance de que isso possa ser devido ao consumo insuficiente de vitaminas.

Felizmente, as vitaminas são muito acessíveis, tornando mais fácil para você complementar sua dieta e obter uma ingestão completa das vitaminas de que você precisa para manter seu cabelo da melhor forma. Mesmo sem suplementação, a maioria das deficiências de vitaminas pode ser corrigida com algumas mudanças simples em sua dieta e estilo de vida.



Neste guia, cobriremos o papel das vitaminas na saúde do cabelo e compartilharemos nossas recomendações sobre as melhores vitaminas para melhorar a taxa de crescimento, espessura, cor, brilho e outros fatores que têm um impacto perceptível em sua aparência.

Vitamina A

A vitamina A é uma das vitaminas mais importantes e controversas para a saúde do cabelo. O motivo da controvérsia em torno desta vitamina é que, embora quantidades saudáveis pode estimular o crescimento do cabelo, grandes doses de vitamina A podem causar problemas de oleosidade do couro cabeludo que podem causar queda de cabelo.

Isso significa que o equilíbrio é fundamental com a vitamina A - você vai querer consumir o suficiente para obter todos os benefícios do crescimento do cabelo, sem exagerar. O Dieta recomendada dos EUA de vitamina A é de 900 microgramas por dia para homens e 700 mcg por dia para mulheres; mantenha esta dose e você pode esperar todos os benefícios sem quaisquer problemas de oleosidade do couro cabeludo.



A vitamina A desempenha um papel importante na reparação de danos ao cabelo. Também mantém o couro cabeludo úmido e livre de irritações, promovendo a produção de óleo no couro cabeludo. Consumir a quantidade certa e você poderá notar um aumento perceptível na velocidade com que seu cabelo cresce.

Uma vez que a deficiência de vitamina A é incomum em países desenvolvidos, não há necessidade de suplementar vitamina A se você não percebeu qualquer um dos efeitos da deficiência . No entanto, se você decidir aumentar sua vitamina A, você ficará bem com a quantidade incluída na maioria dos suplementos multivitamínicos.

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Vitamina b12

A vitamina B12, que é produzida principalmente por bactérias e arquéias e consumida por meio de carnes e alimentos fortificados, desempenha um papel importante na promoção do crescimento saudável do cabelo.

Dados clínicos mostram que cerca de 6% das pessoas com menos de 60 anos têm deficiência de vitamina B12, com taxas de deficiência de até 80% em partes do mundo em desenvolvimento. Os sintomas de vitamina B12 insuficiente incluem memória fraca e úlceras, bem como queda prematura de cabelo.

Existem também outros sintomas graves de deficiência de vitamina B12, por isso é importante que você converse com seu médico se achar que está afetado.

Ao contrário da maioria das vitaminas, que são rapidamente processadas pelo fígado e excretadas após o consumo, seu corpo pode armazenar o excesso de vitamina B12 no fígado para usar quando precisar. Isso torna mais fácil aumentar seus níveis de vitamina B12 com um suplemento e garantir que você nunca fique com deficiência.

Vitamina C

Embora você possa não considerá-la uma vitamina importante para a saúde do cabelo, a vitamina C desempenha um papel importante em manter seu cabelo espesso, forte e saudável.

Estudos mostram que a vitamina C é um componente importante na síntese de colágeno . Simplificando, isso significa que ingerir sua dose diária de vitamina C é importante para garantir que seu cabelo, pele, unhas e outras partes do corpo fiquem fortes, uma vez que o colágeno é a proteína mais abundante em seu corpo.

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Sem colágeno suficiente, mesmo o cabelo mais espesso pode se tornar fraco e quebradiço, causando sérios problemas, não importa o quão cheio esteja a linha do cabelo.

A boa notícia é que a vitamina C é uma das vitaminas mais fáceis de consumir. Você pode obter seu suprimento diário por comer muitas frutas e vegetais ricos em vitamina C , ou apenas consumindo um suplemento de vitamina C todas as manhãs.

Vitamina D

Como as outras vitaminas listadas acima, baixos níveis de vitamina D pode contribuir para a queda de cabelo e queda temporária de cabelo .

A maioria das pessoas conhece a vitamina D como a 'vitamina do sol', pois essa vitamina é criada como um subproduto da síntese do colecalciferol quando a pele é exposta ao sol. Tecnicamente, a vitamina D é uma coleção de vitaminas, todas as quais desempenham um papel importante na promoção de uma saúde geral forte.

A deficiência de vitamina D é uma das várias causas do eflúvio telógeno - uma condição relacionada ao estresse que pode fazer com que você perca cabelo rapidamente. Os resultados são rápidos e graves, com até 70% dos cabelos do couro cabeludo caindo ao longo de dois meses.

Se você não recebe muita luz solar e notou uma queda rápida do cabelo, há chance de que a baixa produção de vitamina D possa ser a culpada.

Felizmente, existem várias maneiras de resolver esse problema. A primeira - que é mais uma solução curativa do que uma cura - é tomar um suplemento de vitamina D. Se você é deficiente em vitamina D, esta é uma maneira fácil e eficaz de obter alívio imediato.

A melhor abordagem a longo prazo é melhorar sua exposição ao sol. Sessões rápidas de exposição ao sol de 10 a 15 minutos cada irão ajudá-lo a obter todos os benefícios da vitamina D de passar tempo ao sol sem danificar sua pele, ao mesmo tempo que é uma maneira fácil de melhorar seu bronzeado.

Vitamina E

A vitamina E é indiscutivelmente a vitamina mais importante para promover o crescimento do cabelo, tanto que é amplamente utilizada em fórmulas tópicas caseiras para estimular o crescimento rápido de cabelos grossos, fortes e saudáveis.

Na verdade, dados de estudos científicos mostram que a suplementação de tocotrienóis, que são antioxidantes na família da vitamina E, contribuiu para um aumento de 34,5% no crescimento do cabelo mais de oito meses de uso em participantes do estudo.

Como muitas outras vitaminas, a vitamina E é um antioxidante importante para construir e reparar o tecido corporal. Além de proteger os olhos, o coração e os órgãos internos, a vitamina E desempenha um papel fundamental na promoção do crescimento e da recuperação da pele e do cabelo.

Existem várias maneiras de dar um impulso à linha do cabelo com vitamina E. A primeira é adicionar à dieta alimentos ricos em vitamina E, como espinafre, brócolis e abacate. Você também pode adicionar vitamina E à sua dieta comendo mais amêndoas, amendoins e avelãs.

Outra opção é tomar um suplemento de vitamina E. As cápsulas de vitamina E são muito acessíveis e amplamente disponíveis, tornando-as fáceis de adicionar a uma pilha de suplemento. Você também encontrará vitamina E como ingrediente na maioria dos suplementos multivitamínicos masculinos.

Biotina

Biotina é uma vitamina B que desempenha um papel importante na promoção do crescimento de cabelos saudáveis. Na verdade, a biotina está tão intimamente relacionada ao crescimento de cabelos saudáveis ​​que estudos indicam que aproximadamente 38% de todas as mulheres com problemas de perda de cabelo têm deficiências de biotina .

Além de desempenhar um papel na prevenção da queda de cabelo, a biotina parece ter um papel ativo no crescimento de cabelos mais grossos e saudáveis. Um estudo recente mostra que a suplementação oral de biotina pode produzir um crescimento mais rápido do cabelo em pessoas com cabelo ralo.

Gerenciar seu consumo de biotina é bastante simples. Na verdade, se você consumir alimentos como ovos, amêndoas, batata-doce e espinafre para a maioria das pessoas, pode não haver necessidade de se preocupar com a biotina.

Se você está preocupado com a deficiência de biotina, o melhor curso de ação é consultar seu médico. A deficiência de biotina é fácil de detectar com um simples exame de sangue, e seu médico poderá ajudá-lo com conselhos sobre suplementação.

Provavelmente, você obtém biotina mais do que suficiente em sua dieta e, embora os suplementos provavelmente não o façam mal, sua eficácia para pessoas não deficientes ainda não foi estabelecida.

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Este artigo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. As informações contidas neste documento não substituem e nunca devem ser consideradas para aconselhamento médico profissional. Sempre converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de qualquer tratamento.