Como aumentar seu desejo sexual: dicas simples a serem consideradas

How Increase Your Sex Drive

Mary Lucas, RN Revisado clinicamente porMary Lucas, RN Escrito por nossa equipe editorial Última atualização 05/01/2021

Um impulso sexual saudável pode ter um tremendo impacto positivo em sua vida, melhorando tudo, desde sua autoconfiança até seus relacionamentos.

Embora a mídia popular e a pornografia possam promover a ideia de que qualquer um deve estar pronto para ir a qualquer momento, a realidade é que o desejo sexual de cada um é um pouco diferente.





Como homem, uma variedade de fatores desempenha um papel em seu impulso sexual. Existe o lado físico, que é composto por seu bem-estar físico geral, sua idade e sua produção de certos hormônios relacionados ao sexo, como a testosterona.

Também há o lado psicológico. É aqui que aspectos como sua saúde mental, a qualidade de seu relacionamento e seu nível de atração por seu parceiro sexual entram em jogo.



Abaixo, examinamos a ciência por trás de seu impulso sexual para explicar mais sobre como funciona e como pode afetar sua vida.

Também listamos uma gama de técnicas, mudanças de estilo de vida e suplementos que você pode usar para aumentar seu desejo sexual e desfrutar de melhores relacionamentos, sexo mais satisfatório e uma maior qualidade de vida.

Como funciona o seu desejo sexual

O termo impulso sexual, ou libido, geralmente se refere ao seu nível de desejo ou interesse geral em se envolver em atividades sexuais.



A ciência por trás do impulso sexual masculino e feminino é complicada, com vários fatores e processos biológicos diferentes envolvidos.

No nível mais básico, três fatores diferentes desempenham papéis diferentes em seu impulso sexual. O primeiro é sua saúde hormonal. Hormônios sexuais como testosterona, estrogênio e outros são responsável por fazer e mantê-lo interessado em fazer sexo.

Seu corpo produz testosterona e outros hormônios sexuais por meio de vários processos. Homens e mulheres produzem testosterona, estrogênio e outros hormônios sexuais importantes em quantidades diferentes.

O segundo fator é neuroquímico. Uma variedade de neurotransmissores - mensageiros químicos que viajam por todo o cérebro e corpo - todos desempenham papéis diferentes em seus sentimentos de desejo sexual e resposta à estimulação sexual.

Finalmente, fatores externos também podem afetar seu desejo sexual. Isso pode variar de sua personalidade a questões como estresse, cansaço, problemas de relacionamento, uso de medicamentos e outros fatores que podem aumentar ou diminuir seu desejo sexual a qualquer momento.

Como uma variedade de fatores afetam seu impulso sexual, é normal que seu nível de interesse por sexo flutue de um dia para o outro. Em alguns dias, você pode ter um desejo forte e persistente de sexo que dura o dia todo. Em outros, você pode não se sentir interessado em sexo.

Embora pausas ocasionais em seu impulso sexual não sejam nada com que se preocupar, um impulso sexual persistentemente baixo pode muitas vezes sinalizar um problema subjacente em seu relacionamento ou saúde que precisa de atenção.

Como aumentar seu desejo sexual

Uma vez que uma variedade de fatores desempenham um papel em seu impulso sexual, não existe um produto ou técnica que sirva para todos que todos possam usar para desfrutar de uma libido mais forte.

Também não existe um desejo sexual que sirva para todos em geral. Todo mundo tem um nível diferente de interesse por sexo, o que significa que um impulso sexual normal para uma pessoa pode ser mais forte ou mais fraco do que o de outra pessoa.

Apesar dessas diferenças, existem vários métodos que você pode usar para aumentar seu desejo sexual, seja aumentando a produção de hormônios relacionados ao sexo, como a testosterona, ou tratando fatores de estilo de vida, como estresse, ansiedade ou falta de atração.

Listamos abaixo, junto com mais informações sobre como cada técnica funciona e suas opções para colocá-la em prática.

Verifique e otimize seus níveis de testosterona

Como homem, o hormônio andrógeno testosterona desempenha um papel central em vários aspectos de sua saúde e bem-estar, incluindo seu impulso sexual e desempenho sexual.

Baixos níveis de testosterona estão associados a um gama de problemas de saúde , incluindo fadiga, alterações de humor e redução da massa muscular e força física.

Se seus níveis de testosterona caírem muito, você pode notar um desejo sexual mais fraco do que o normal, bem como problemas como disfunção erétil (DE).

A baixa testosterona é surpreendentemente comum, principalmente em homens mais velhos. Os níveis de testosterona tendem a diminuir gradualmente com a idade, com pesquisar sugerindo que cerca de 40% dos homens com mais de 45 anos e 50% dos homens na casa dos 80 anos são afetados por níveis baixos de testosterona.

Se você notou um desejo sexual fraco e está preocupado com a baixa testosterona, você pode ter seus níveis de testosterona verificados por meio de um simples exame de sangue.

Para homens, um nível normal de testosterona sérica está entre 300 e 1.000 nanogramas por decilitro (nd / dL), ou 10 e 35 nanomoles por litro (nmol / L).

Se seus níveis de testosterona estão baixos ou na extremidade inferior da faixa normal, tomar medidas para aumentar a produção de testosterona do seu corpo pode ajudar a fortalecer seu desejo sexual e melhorar sua qualidade de vida geral.

Às vezes, pequenas mudanças, como melhorar seus hábitos de sono ou perder peso, podem ter um grande impacto na produção de testosterona. Nós cobrimos isso com mais detalhes em nosso guia completo para aumentar seus níveis de testosterona .

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Tome medidas para reduzir o estresse e a ansiedade

O estresse e a ansiedade podem ter um impacto negativo significativo em sua vida, afetando tudo, desde seu bem-estar físico até sua saúde mental.

Pesquisas mostram que altos níveis de estresse podem afetar seu desejo sexual. Por exemplo, de acordo com o Associação Americana de Psicologia , o estresse crônico ou de longo prazo pode afetar a produção de testosterona do seu corpo e torná-lo menos interessado em sexo. Também pode causar disfunção erétil.

Além de reduzir o desejo e o desempenho sexual, o estresse crônico está associado a uma pior saúde reprodutiva. Altos níveis de estresse podem diminuir sua contagem de esperma e motilidade (a capacidade do esperma de nadar), tornando mais difícil para você e seu parceiro conceber.

A ansiedade também pode afetar seu desejo sexual. É bastante comum sentir ansiedade relacionada ao sexo - uma forma de ansiedade chamada ansiedade de desempenho sexual . Isso pode afetar tudo, desde sua capacidade de obter e manter uma ereção até seu nível geral de interesse por sexo.

Se você está se sentindo estressado ou ansioso, tente fazer mudanças em seus hábitos e estilo de vida para relaxar e reduzir sua exposição ao estresse. As técnicas eficazes incluem:

  • Estudar e usar técnicas de relaxamento
  • Reduzindo sua exposição aos gatilhos de estresse
  • Comer bem e praticar exercícios regularmente
  • Definir metas realistas para você
  • Evitando produtos de tabaco e nicotina

Se você estiver se sentindo muito estressado ou achar que pode ter um transtorno de ansiedade, peça ajuda ao seu médico. O estresse e a ansiedade severos geralmente podem ser tratados com terapia e / ou medicamentos.

Pratique exercícios regularmente, mas não excessivamente

O exercício regular está intimamente ligado à produção saudável de testosterona, que desempenha um papel fundamental em seu impulso sexual e desempenho sexual.

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Por exemplo, um estudo publicado em 2012 descobriram que homens que se exercitam regularmente produzem níveis mais altos de testosterona do que seus pares sedentários.

Um estudo mais antigo de 1998 também descobriram que o treinamento com pesos produziu um aumento na produção de testosterona em homens e mulheres que eram novos no treinamento.

Além de estimular a produção de testosterona, o exercício regular também ajuda a melhorar sua saúde cardiovascular e estimula o fluxo sanguíneo ideal - um dos vários fatores importantes para ereções fortes e desempenho sexual ideal.

Embora o exercício regular seja bom, o exercício excessivo também pode ter um efeito negativo em seu desejo sexual. Por exemplo, um estudo de 2017 descobriram que os homens que se engajam em treinamento de resistência de alta duração têm pontuações de libido mais baixas do que aqueles com intensidades de treinamento de faixa média ou baixa.

Em suma, é importante se exercitar com frequência, mas também é importante não se sobrecarregar com muito exercício.

Para atingir o equilíbrio adequado, tente mirar as recomendações da American Heart Association para exercícios :

  • Pelo menos 150 minutos por semana de exercícios de intensidade moderada, ou 75 minutos ou exercícios vigorosos
  • Resistência de moderada a alta intensidade ou treinamento com pesos pelo menos dois dias por semana
  • Para benefícios extras, pelo menos 300 minutos de atividades relacionadas ao exercício por semana
  • Menos tempo sentado e sedentário

Se você está inativo no momento, tente se exercitar gradualmente aumentando a quantidade de tempo que você passa na academia ou se exercitando na sua vizinhança ao longo de algumas semanas.

Trabalhe para melhorar seu relacionamento

É comum e normal experimentar flutuações em seu nível de interesse por sexo, especialmente se você estiver em um relacionamento de longo prazo e passar muito tempo com seu parceiro.

Se você acha que um fator relacionado ao seu relacionamento está fazendo com que você perca o interesse pelo sexo, é melhor conversar sobre isso com seu parceiro.

Uma ampla e diversa gama de fatores pode afetar seu desejo sexual dentro de um relacionamento. Você pode se sentir menos interessado em sexo por causa do estresse em seu relacionamento, um conflito com seu parceiro, um fator que reduz a atração sexual ou uma simples mudança em suas circunstâncias.

Ou, pode ser apenas o fase de lua de mel do relacionamento o desgaste - um evento que ocorre eventualmente em todos os relacionamentos.

Para esclarecer as coisas, converse aberta e honestamente com seu parceiro. Às vezes, apenas reconhecer que você está gastando menos tempo no quarto pode ser o suficiente para estimular a mudança e inspirar vocês dois a trabalhar para superar uma calmaria em sua vida sexual.

Além de conversar um com o outro, coisas como experimentar novas posições sexuais e interpretações podem ajudar a acender uma nova centelha. Umas férias tranquilas e românticas juntos também podem ser uma estratégia útil para voltar aos trilhos e passar mais tempo um com o outro.

Finalmente, embora seja uma coisa estranha de se falar, relacionamentos satisfatórios têm uma tendência a adicionar uma ou duas polegadas à sua cintura. A sério, é um fenômeno real e científico e nada para se sentir envergonhado se isso afetou você e seu parceiro.

Se você e seu parceiro experimentaram um pequeno ganho de peso no relacionamento desde que ficaram juntos e você acha que isso está afetando o nível de atração um pelo outro, tentem trabalhar juntos para reverter a tendência e entrar em forma juntos.

Mudanças pequenas e simples, como fazer exercícios juntos e mudar seus hábitos alimentares, muitas vezes podem ter um grande efeito positivo no nível de atração um pelo outro e no relacionamento como um todo.

Se você está com sobrepeso ou obeso, perder peso também pode ter benefícios físicos para seu desejo sexual e desempenho sexual. Falamos mais sobre isso na seção abaixo.

Mantenha um peso saudável

Obesidade é ligado a vários problemas de saúde, incluindo um aumento do risco de hipertensão, doenças cardíacas, derrame, apnéia do sono e outras condições graves. Estar acima do peso ou obeso também é uma causa comum de problemas de saúde sexual, incluindo baixo desejo sexual.

Por exemplo, a pesquisa tende a mostrar que os homens obesos geralmente têm níveis de testosterona abaixo do normal.

Em um estudo , os pesquisadores descobriram que cada aumento de um ponto no IMC para os homens estava relacionado a uma diminuição de dois por cento nos níveis de testosterona.

Uma vez que a testosterona desempenha um papel tão importante no impulso sexual masculino, estar significativamente acima do peso pode ter um impacto negativo em seu nível de interesse por sexo.

A obesidade também está ligada a vários outros problemas de desempenho sexual.

Homens que são obesos têm um risco maior de disfunção erétil do que homens com IMC normal. A obesidade também está ligada a contagens de espermatozóides mais baixas e níveis reduzidos de motilidade espermática.

Embora não haja necessidade de contar calorias implacavelmente ou ficar obcecado com o percentual de gordura corporal, é importante manter um peso corporal saudável se você deseja um impulso sexual normal e um desempenho sexual ideal.

Embora o IMC seja um longe de ser perfeito medida de saúde, especialmente se você for mais alto ou mais musculoso do que a maioria das pessoas, almejar um IMC na faixa normal é geralmente um bom alvo. Você pode verificar seu IMC online usando esta calculadora do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue.

Limite o seu consumo de álcool

Embora não haja nada de errado em desfrutar de uma cerveja, vinho ou coquetel de vez em quando, beber muito pode ter um impacto sério em seu bem-estar físico geral e em seu nível de interesse por sexo.

Também pode afetar seu desempenho sexual, o que significa que, quando você faz sexo, pode ser menos capaz de satisfazer seu parceiro.

Mostra de pesquisa que o abuso crônico de álcool está associado à disfunção sexual e comprometimento da função testicular em homens.

Um estudo de 2007 também descobriram que os homens que bebiam muito tinham altos índices de disfunção sexual, incluindo ejaculação precoce, disfunção erétil e baixo nível de desejo sexual.

PARA revisão de literatura demonstraram que homens que bebem excessivamente tendem a desenvolver rapidamente níveis de testosterona baixos ou normais. Visto que a testosterona desempenha um papel tão importante em seu impulso sexual, isso pode explicar por que o álcool pode ter um efeito tão negativo sobre o desempenho sexual.

Se você bebe ocasionalmente, não há necessidade de parar completamente o álcool apenas para melhorar seu desempenho sexual. Em vez disso, tente seguir as recomendações de ingestão de álcool descritas no Diretrizes dietéticas para americanos :

  • Para homens, até duas bebidas por dia
  • Para mulheres, até uma bebida por dia

Referem-se à ingestão máxima recomendada por dia, não uma média ao longo de uma semana, o que significa que uma noite de bebedeira não é aconselhável como alternativa às recomendações.

Seguir as diretrizes significa que você pode aproveitar a vida e beber ocasionalmente, evitando os efeitos negativos do álcool em seu impulso sexual, produção de testosterona e saúde em geral.

Verifique todos os medicamentos que você usa atualmente

Muitos medicamentos, incluindo alguns medicamentos de prescrição comuns usados ​​para tratar depressão, convulsões, pressão alta e outras condições de saúde, podem afetar seu desejo sexual e fazer você se sentir menos interessado em sexo.

Por exemplo, alguns inibidores seletivos da recaptação da serotonina, ou SSRIs, estão associados a um baixo desejo sexual e a vários outros efeitos colaterais relacionados ao sexo, como dificuldade em ficar excitado e atingir o orgasmo.

Outros medicamentos que podem afetar seu desejo sexual incluem outros tipos de antidepressivos, estatinas e fibratos (ambos usados ​​para tratar o colesterol alto), medicamentos para pressão arterial, benzodiazepínicos e bloqueadores de H2 (que são usados ​​para tratar refluxo ácido, úlceras gástricas, etc.), bem como alguns tipos de anticonvulsivantes e antipsicóticos.

Se você notou que seu desejo sexual diminuiu depois de começar a usar um certo tipo de medicamento, é melhor conversar com seu médico.

Se eles acreditarem que um medicamento está afetando seu desejo sexual, eles podem sugerir o ajuste de sua dosagem para melhorar esse efeito colateral. Em alguns casos, você pode ser capaz de mudar para um medicamento que é menos provável de afetar seu desejo sexual e / ou desempenho sexual.

Use suplementos para impulsionar seu desejo sexual

Embora o mundo dos suplementos esteja cheio de produtos não confiáveis ​​e não comprovados que afirmam melhorar seu desejo sexual e desempenho na cama, existem alguns suplementos que podem oferecer benefícios reais para sua saúde reprodutiva e bem-estar sexual.

Por exemplo, a deidroepiandrosterona, ou DHEA, é um hormônio precursor que seu corpo cria naturalmente como um bloco de construção de hormônios como a testosterona e o estrogênio. Ele também está disponível como um suplemento de saúde sem receita, normalmente na forma de comprimido ou cápsula.

Embora a evidência científica seja mista no geral, alguma pesquisa descobriu que o DHEA pode ajudar a melhorar o interesse e a função sexual. Outras pesquisas também associou os baixos níveis de DHEA a problemas de desempenho sexual, como disfunção erétil.

Outros suplementos ligados a melhorar o desempenho sexual em homens parecem funcionar aumentando os níveis de testosterona. Os suplementos que podem aumentar a testosterona incluem:

  • Ashwagandha. Ashwagandha (Withania somnifera) é um suplemento de ervas promovido como tratamento para vários problemas de saúde. Embora a ciência por trás de muitos de seus efeitos seja mista, a pesquisa mostra que pode ajudar a aumentar a testosterona.

    Por exemplo, um estudo de 2010 descobriram que ashwagandha aumentou a testosterona em homens, incluindo homens com problemas de fertilidade. Outro estudo descobriram que produziu um aumento pequeno, mas mensurável nos níveis de testosterona quando combinado com o treinamento de resistência no grupo de estudo, que era composto por homens com idade entre 18 e 50 anos.

    Embora haja muito pouca pesquisa sobre os efeitos de ashwagandha no desejo sexual diretamente, pode ajudar a aumentar o desejo sexual por meio de seus efeitos na produção de testosterona.

  • Vitamina D. Como outros suplementos, a vitamina D é ligado ao aumento da produção de testosterona em homens - um fator frequentemente associado ao desejo sexual e um forte impulso sexual. A pesquisa científica que explora especificamente o papel da vitamina D no desempenho sexual masculino é promissor , mas também, neste momento, limitado.

  • Magnésio. A pesquisa mostra que os suplementos de magnésio podem ajudar a aumentar os níveis de testosterona. Por exemplo, um estudo de atletas de taekwondo descobriram que os homens que usaram um suplemento de magnésio experimentaram um aumento nos níveis de testosterona livre e total.

    Estima-se que 10 a 30 por cento da população seja deficiente em magnésio - um nutriente essencial com vários benefícios além do aumento da testosterona .

  • Zinco. Outro mineral essencial , o zinco desempenha um papel significativo na saúde metabólica e no sistema imunológico. Também parece estar associado à produção de testosterona, embora haja relativamente pouca pesquisa sobre seus efeitos neste aspecto da saúde hormonal.

    Em um estudo publicado na década de 1990 , os homens com deficiência de zinco experimentaram um aumento significativo nos níveis de testosterona após tomar um suplemento de zinco. No entanto, uma vez que este estudo se concentrou em homens com baixos valores de zinco, não pode ser garantido que este efeito será replicado em homens com valores normais de zinco.

Quanto a outros suplementos, a ciência é mista. Embora muitos suplementos prometam um maior impulso sexual e melhor desempenho, a pesquisa neste campo é limitada, tornando melhor ficar com opções comprovadas em vez de produtos que são grandes em alegações, mas leves em dados reais.

Tente mudar seus hábitos pornôs

Embora a pornografia não pareça causar um declínio em sua libido, algumas pessoas acreditam que o uso excessivo de pornografia pode reconectar certas partes dos sistemas de recompensa do seu cérebro, fazendo com que você aproveite menos o sexo real e mais pornografia.

Por exemplo, algumas pesquisas descobriram que os jovens que assistem pornografia têm maior probabilidade de reclamar de baixo desejo sexual do que seus pares.

Uma revisão científica de 2016 investigou a ciência por trás dos efeitos da pornografia no desejo e no desempenho sexual. Ele observou que as taxas de disfunção sexual estão aumentando drasticamente em homens jovens, sendo o uso de pornografia na Internet um fator comum.

A revisão mencionou especificamente ansiedade de desempenho, disfunção erétil, dificuldade em atingir o orgasmo e um baixo nível de desejo sexual como problemas comuns para homens que usam pornografia regularmente.

Uma revisão mais recente de 2019 observou que uma quantidade crescente de evidências apóia a teoria de que o uso de pornografia está associado a níveis mais baixos de satisfação sexual.

Agora, isso não significa que assistir pornografia seja ruim ou que assistir pornografia ocasionalmente o deixará menos interessado em fazer sexo. No entanto, há evidências de que usar pornografia com muita frequência pode ser um fator negativo quando se trata de manter uma vida sexual saudável.

Assim, se você assiste pornografia com frequência, tentar mudar seus hábitos e assisti-lo com menos frequência pode ser uma escolha positiva para seu impulso sexual e nível geral de satisfação sexual.

Já falamos mais sobre esse assunto em nosso guia para disfunção erétil induzida por pornografia , que também analisa os efeitos da pornografia em seu desempenho sexual geral.

Quando você deve falar com um especialista?

É normal experimentar altos e baixos em sua libido. Se você está estressado, sobrecarregado ou simplesmente ocupado com algo que não tem relação com sexo, não é nada incomum ter temporariamente menos interesse por sexo do que faria normalmente.

No entanto, quando uma calmaria em sua libido é incomumente persistente, ou se for uma mudança repentina sem uma causa óbvia, é importante falar com um especialista. Considere falar com seu médico se você:

  • De repente, perde o interesse pelo sexo sem um motivo óbvio
  • Recentemente, começou a usar um novo medicamento ou foi submetido a um procedimento médico e seu desejo sexual foi afetado
  • Experimente dor, desconforto ou outras sensações desagradáveis ​​durante o sexo
  • Acha que seu relacionamento está piorando devido à falta de interesse por sexo
  • Observe outros sintomas além de um baixo desejo sexual

Seu médico poderá trabalhar com você para identificar a causa de seu baixo desejo sexual e recomendar um tratamento adequado.

Em conclusão: como aumentar seu desejo sexual

Embora altos e baixos ocasionais em sua libido não sejam nada para se preocupar, um desejo sexual persistentemente baixo é geralmente algo que merece sua atenção.

Se você está se sentindo menos interessado em sexo do que o normal ou não tem desejo sexual, é melhor conversar com seu médico. Com base em seus sintomas, eles podem recomendar que você verifique seus níveis de testosterona ou faça algumas mudanças em seus hábitos ou uso de medicamentos.

Se o seu baixo desejo sexual está relacionado a um problema de relacionamento, conversar abertamente com seu parceiro pode ajudá-lo a resolver o problema e melhorar sua atração, intimidade e relacionamento como um todo.

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Este artigo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. As informações contidas neste documento não substituem e nunca devem ser consideradas para aconselhamento médico profissional. Sempre converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de qualquer tratamento.