Como parar de fumar: um guia completo para suas opções

How Quit Smoking Complete Guide Your Options

Kristin Hall, FNP Revisado clinicamente porKristin Hall, FNP Escrito por nossa equipe editorial Última atualização em 07/09/2020

Graças a décadas de campanhas públicas de educação e conscientização, a grande maioria das pessoas entende os riscos do fumo à saúde.

O uso de tabaco, seja de cigarros ou outros produtos do tabaco, é a causa mais comum de morte evitável nos Estados Unidos.





Apesar disso, os dados de 2018 mostraram que quase 14 por cento dos adultos americanos ainda fumam cigarros - no total, mais de 34 milhões de pessoas em todo o país.

Se você é fumante e deseja parar, está tomando a decisão certa.



Parar de fumar oferece benefícios de saúde imediatos e de longo prazo, que vão desde a melhora da função cardíaca até um risco mensurávelmente menor de desenvolver doenças mortais, como câncer de pulmão.

Mas parar de fumar não é fácil. Felizmente, com a abordagem certa, muitos adultos americanos conseguiram parar de fumar com sucesso por um longo prazo.

Abaixo, listamos alguns dos benefícios de parar de fumar, desde melhorias em sua saúde até estilo de vida e vantagens financeiras que você experimentará como um não fumante.



Também investigamos um pouco da ciência por trás do vício da nicotina para ajudá-lo a entender por que parar de fumar é um desafio tão difícil, bem como as etapas que você pode seguir para ter a melhor chance de parar de fumar com sucesso.

Finalmente, explicamos como você pode parar de fumar com sucesso para sempre, desde uma crise de abstinência até o uso de produtos de terapia de reposição de nicotina (NRT), medicamentos para parar de fumar e opções como terapia psicológica e comportamental.

Por que parar de fumar?

Parar de fumar oferece inúmeras vantagens a curto e a longo prazo. De acordo com a American Cancer Society , você notará os seguintes benefícios para a saúde após parar de fumar:

  • Pressão arterial e freqüência cardíaca reduzidas. Sua freqüência cardíaca e pressão arterial começarão a cair 20 minutos após o último cigarro. A pressão arterial saudável tem um variedade de benefícios , desde a redução do risco de problemas cardíacos até o apoio a uma melhor saúde dos órgãos.
  • Níveis mais baixos de monóxido de carbono no sangue. O monóxido de carbono reduz a capacidade do corpo de fornecer oxigênio aos órgãos essenciais. Seu nível de monóxido de carbono no sangue cairá para a faixa normal dentro de 12 horas após seu último cigarro.
  • Melhor circulação e função pulmonar. Com pulmões mais fortes e funcionando melhor, você achará mais fácil seja ativo e não fique sem fôlego tão facilmente . Para a maioria das pessoas, a circulação e a função pulmonar melhoram dentro de duas semanas a três meses após parar de fumar.
  • Menos tosse e falta de ar. Um a nove meses após parar de fumar, seus pulmões estarão mais aptos a se limpar e combater infecções. Você começará a tossir menos e não sentirá falta de ar como quando era fumante.
  • Menor risco de câncer de boca, garganta, esôfago, pulmão e bexiga. Cinco anos após seu último cigarro, o risco de desenvolver câncer de boca, garganta, esôfago ou bexiga é reduzido pela metade.

    Dez anos após seu último cigarro, seu risco de morrer de câncer de pulmão será cerca de metade do de um fumante ativo. Você também terá um risco reduzido de desenvolver câncer em sua laringe (caixa vocal) ou pâncreas.
  • Risco reduzido de acidente vascular cerebral e doença cardíaca coronária. Dois a cinco anos depois de fumar seu último cigarro, você terá o mesmo risco de derrame que um não fumante. Quinze anos depois de parar de fumar, seu risco de doença coronariana será o mesmo de um não fumante.
  • Maior expectativa de vida. Se você parar de fumar com sucesso antes dos 40 anos, o risco de morrer de uma doença relacionada ao fumo diminui em cerca de 90%, resultando em uma expectativa geral de vida mais longa.

Além da saúde, parar de fumar também traz inúmeros outros benefícios.

Você terá um sentido melhorado de paladar e olfato, o que significa que alimentos e bebidas terão um sabor melhor.

Você vai cheirar melhor, sem nenhum odor de tabaco que pode se agarrar ao seu cabelo, unhas e roupas.

E você também gastará muito menos dinheiro. De acordo com a Organização para a Vida Livre de Tabaco , o custo do fumo por 50 anos pode variar de menos de US $ 100.000 em estados menos caros a quase US $ 250.000 em estados com altos impostos sobre cigarros, como Nova York.

Você pode descobrir por si mesmo quanto dinheiro vai economizar ao parar de fumar usando esta calculadora .

Por que desistir é difícil

Parar de fumar não é fácil - na verdade, muitos ex-fumantes afirmam que parar de fumar foi a coisa mais difícil que eles já fizeram .

Apesar disso, milhões de pessoas conseguiram parar de fumar com sucesso, não apenas no curto prazo, mas pelo resto de suas vidas.

Existem várias razões pelas quais é difícil parar de fumar, desde os efeitos da nicotina em produtos de tabaco, como cigarros, até o papel que o fumo pode desempenhar em sua vida social e pessoal.

Abstinência de Nicotina

A nicotina do tabaco é altamente viciante - de acordo com alguns relatórios , tão viciante quanto heroína ou cocaína.

Sempre que você fuma um cigarro, a nicotina é absorvida pelo revestimento dos pulmões e transportada para a corrente sanguínea e, logo em seguida, para o cérebro.

Isso inicia uma reação química complexa que estimula a liberação de certos neurotransmissores, incluindo a dopamina. É por isso que muitas vezes você sentirá mais prazer, energia e concentração depois de fumar um cigarro.

Quando você para de fumar, seu corpo experimenta uma abstinência da nicotina. Você pode achar mais difícil se concentrar ou ter desejos por cigarros. Explicamos esse processo em detalhes mais adiante na página, bem como o que você pode fazer para lidar com os sintomas da abstinência de nicotina.

Gatilhos de fumo

Muitas pessoas sentem a necessidade de fumar depois de serem expostas a gatilhos - certas atividades, pessoas ou emoções que associam ao fumo. Ao experimentar um de seus gatilhos, você pode sentir um forte desejo de começar a fumar novamente.

De acordo com Smokefree.gov , a maioria dos gatilhos de fumar se encaixa em uma das quatro categorias - abstinência, emocional, padrão ou social.

Os gatilhos da abstinência são principalmente sensoriais - coisas como cheirar a fumaça do cigarro, ver outras pessoas fumando, lembrar o gosto da fumaça do tabaco ou manusear cigarros, um isqueiro ou qualquer outro tipo de item que você associe ao fumo.

Os gatilhos emocionais são sentimentos que fazem você querer fumar. Você pode se sentir tentado a fumar quando se sentir estressado, solitário, ansioso ou entediado. Alternativamente, emoções positivas como felicidade ou satisfação podem fazer você sentir vontade de acender um cigarro.

Os gatilhos de padrão são atividades que você associa ao fumo. Você pode experimentar um gatilho padrão quando bebe álcool ou café, faz uma pausa no trabalho, assiste TV ou um filme, termina uma refeição ou faz sexo.

Por fim, os gatilhos sociais são eventos que fazem você sentir vontade de fumar. Os gatilhos sociais comuns que podem fazer você querer fumar incluem passar tempo com amigos que fumam, ir a um bar ou outro local social, assistir a um concerto ou celebrar uma ocasião especial.

Identificar seus gatilhos e tomar medidas para gerenciá-los ou evitá-los é uma parte fundamental do sucesso do abandono - um tópico que abordamos com mais detalhes abaixo.

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Como parar de fumar: suas opções

Não existe uma maneira perfeita e única de parar de fumar para todos. No entanto, alguns métodos de parar de fumar tendem a ter mais sucesso do que outros, e o uso de certas ferramentas ou táticas para parar de fumar pode ajudar a aumentar sua probabilidade de sucesso.

Abaixo, listamos todas as opções disponíveis se você deseja parar de fumar, bem como a ciência e os dados mais recentes por trás de como cada opção funciona.

Faça um plano de parar

Uma das etapas mais importantes para parar de fumar é criar um plano de parar - um plano que descreve quando você vai parar de fumar (sua data de parar) e como você se manterá motivado para evitar o uso de produtos de tabaco após sua data de parar.

Embora preparar um plano de abandono não garanta o sucesso, ele fornece um plano que você pode usar para se manter motivado e se mover em direção a um futuro sem fumo.

Smokefree.gov, uma iniciativa anti-tabagismo do National Cancer Institute (NCI), lista seis etapas que você pode usar para elaborar um plano de parar de fumar personalizado para sua vida, hábitos de fumar e motivações principais para parar de fumar (bem como um criador de planos de saída útil que você pode usar online ):

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  • Defina sua data de desligamento. Este é o dia em que você vai parar de fumar. Se você estiver usando medicamentos para parar de fumar (um tópico que abordamos abaixo), pode ser necessário começar a tomá-los antes dessa data.
  • Calcule quanto você vai economizar. Embora economizar dinheiro não seja o único benefício de parar de fumar, você pode economizar muito se fumar com frequência. Multiplique o número de maços que você fuma semanalmente pelo custo de um maço para calcular quanto você vai economizar por semana.
  • Escreva seus motivos para desistir. De uma vida mais longa e saudável a um exemplo melhor para sua família ou apenas para provar que você pode fazer isso, escreva seus motivos para desistir. Eles ajudarão a mantê-lo focado e motivado, especialmente quando você estiver em uma situação difícil.
  • Identifique e anote seus fatores desencadeantes de fumar. Faça uma lista de seus gatilhos emocionais, padrões ou sociais de fumar. Você vai querer planejar com antecedência para lidar com eles, pois há uma chance real de que eles testem seu autocontrole enquanto você tenta parar.
  • Prepare uma lista de técnicas para lidar com os desejos. Podem ser sair para fazer exercícios, conversar com um amigo, passar um tempo em um ambiente que não permite que você fume ou usar outra técnica para distraí-lo dos desejos de nicotina.
  • Escolha outras ferramentas e medicamentos para ajudá-lo a parar. Muitos fumantes acham mais fácil parar com o uso de medicamentos para parar de fumar. Listamos vários medicamentos para parar de fumar abaixo.

Terapia de reposição de nicotina (NRT)

Um dos aspectos mais desafiadores de parar de fumar é superar o desejo pela nicotina - o estimulante encontrado no tabaco que torna os cigarros tão viciantes.

Quando você para de fumar, seu corpo perde repentinamente o suprimento de nicotina. Como resultado, você pode sentir desejos extremos de nicotina depois de parar. Você também pode se sentir irritado, triste ou com dificuldade para adormecer na hora normal. Algumas pessoas comparam a abstinência a sintomas leves de gripe.

A terapia de reposição de nicotina, ou NRT, envolve o uso de produtos não derivados do tabaco para fornecer ao seu corpo quantidades menores de nicotina enquanto você para de fumar.

Produtos de reposição de nicotina, como adesivos, pastilhas ou goma de mascar, fornecem ao seu corpo pequenas quantidades de nicotina, ajudando você a evitar desejos e evitar cigarros depois de decidir parar.

Numerosos estudos em grande escala descobriram que o uso da terapia de reposição de nicotina aumenta significativamente sua chance de parar de fumar com sucesso.

Por exemplo, uma revisão científica envolvendo 136 ensaios clínicos e 64.640 pessoas descobriram que todas as formas de terapia de reposição de nicotina foram eficazes em ajudar as pessoas a parar de fumar, com uma taxa de sucesso de 50 a 60 por cento maior em pessoas que usaram NRT.

Outra revisão científica , desta vez contendo dados de 63 estudos, descobriu que as pessoas que usaram uma combinação de medicamentos NRT eram mais propensas a parar com sucesso do que aquelas que usaram apenas uma forma de terapia de reposição de nicotina.

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Os medicamentos da terapia de reposição de nicotina vêm em uma variedade de formas, desde adesivos a pastilhas, gengivas e muito mais. A maioria deles está disponível sem receita, embora alguns - como inaladores e sprays nasais - exijam uma receita do seu médico.

Embora a terapia de reposição de nicotina aumente sua probabilidade de parar de fumar com sucesso, não é mágica. Parar de fumar ainda é difícil, mesmo com a NRT, o que significa que você ainda precisará fazer coisas como desenvolver um plano de parar de fumar e, em alguns casos, fazer uso de outras ajudas para parar de fumar sem nicotina.

Quer saber mais sobre a terapia de reposição de nicotina para parar de fumar? Smokefree.gov’s guia para usar NRT e da American Cancer Society’s guia detalhado para NRT para parar de fumar entrar em mais detalhes sobre como a NRT funciona e como você pode usar os produtos da NRT para ajudá-lo a parar de fumar.

Medicamentos para parar de fumar sem nicotina

Nem todos os medicamentos para parar de fumar contêm nicotina. Outros medicamentos, como bupropiona (um antidepressivo vendido sob várias marcas, incluindo Zyban®) e vareniclina (Chantix®) também podem ajudar a controlar a abstinência de nicotina e facilitar o processo de parar de fumar.

Embora ambos os medicamentos sejam usados ​​para tratar a abstinência da nicotina, eles são ligeiramente diferentes.

Bupropiona (Zyban)

A bupropiona é um antidepressivo que também é útil para outras condições, como transtorno afetivo sazonal.

Na forma Zyban, é eficaz como auxiliar para parar de fumar. Para fumar, acredita-se que ele funcione alterando os níveis de neurotransmissores em seu cérebro, incluindo neurotransmissores que são afetados pela nicotina e associados a sintomas comuns de abstinência.

Embora o mecanismo preciso pelo qual a bupropiona atue como um auxiliar para parar de fumar não seja totalmente conhecido, os especialistas acham que pode imitar os efeitos da nicotina na norepinefrina e dopamina - dois neurotransmissores que também são afetados pela nicotina.

Isso pode ajudar a diminuir o desejo que você sente pela nicotina e fazer você se sentir menos interessado em fumar novamente depois de parar. Explicamos esse processo com mais detalhes em nosso guia completo para bupropiona .

Estudos apóiam o uso de bupropiona como um auxiliar para parar de fumar.

Em um estudo , os pesquisadores descobriram que as pessoas que usaram a bupropiona eram mais propensas a parar com sucesso em curto prazo e algumas ainda estavam sem fumar após um ano após a data prevista para parar.

Outros estudos, incluindo ensaios clínicos de Zyban , uma marca popular de bupropiona comercializada especificamente como um auxiliar para parar de fumar, descobriu que a bupropiona aumentou significativamente a porcentagem de ex-fumantes que pararam de fumar com sucesso.

Em um ensaio clínico, as pessoas que usaram bupropiona em uma dose diária de 300 mg tiveram mais de duas vezes mais chances de conseguir parar de fumar por quatro semanas do que aquelas que pararam de fumar sem usar qualquer medicamento (36 por cento contra apenas 17 por cento).

Resumindo, a bupropiona funciona bem como um auxiliar para parar de fumar e pode tornar o processo de parar de fumar mais fácil para você.

Como um medicamento de prescrição, você precisará falar com um profissional de saúde antes de usar a bupropiona.

Oferecemos uma versão genérica da bupropiona para a cessação do tabagismo online, após uma avaliação com um médico independente que determinará se a prescrição é apropriada.

Vareniclina (Chantix)

A vareniclina, vendida como Chantix, é outro tipo de auxiliar para parar de fumar sem nicotina.

Ele age bloqueando os efeitos da nicotina no cérebro, reduzindo a intensidade dos desejos e sintomas de abstinência que são comuns em pessoas que tentam parar de fumar.

Assim como a bupropiona, estudos mostram que a vareniclina funciona bem como medicamento para pessoas que desejam parar de fumar. Em ensaios clínicos , as pessoas que usaram vareniclina eram mais propensas a parar de fumar ao longo de várias semanas e permanecer sem tabaco por um longo prazo.

Um estudo de 2016 publicado no BMJ Open também descobriram que a vareniclina funcionou bem como medicamento para parar de fumar, quase dobrando a taxa de abandono de fumantes em comparação com nenhum tratamento.

A vareniclina também é um medicamento prescrito que você precisa discutir com seu médico. Nós o comparamos com a bupropiona (Zyban) em mais detalhes aqui , analisando tudo, desde a eficácia até os efeitos colaterais e muito mais.

Saia da Turquia Fria

Algumas pessoas param de fumar reduzindo gradualmente o consumo de cigarros (por exemplo, passando de um maço cheio de cigarros por dia para 15, 10 e, gradualmente, menos ainda). Outros tomam a decisão de parar de fumar mais repentinamente - um método conhecido como parar de fumar.

Parar de fumar de repente significa parar de fumar de uma vez e sem o uso de quaisquer medicamentos ou produtos de TSN.

Fazer isso pode exigir uma quantidade incrível de força de vontade. Se você é um fumante regular, provavelmente ainda sentirá desejos por nicotina. Estes podem ser graves, especialmente se você optar por não usar nenhum produto de terapia de reposição de nicotina ou medicamentos para parar de fumar.

Embora essa abordagem seja desafiadora, é um método que as pessoas têm usado com sucesso para parar de fumar ao longo dos anos. Embora possa não ser a maneira mais fácil de parar, ela é apoiada por algumas evidências científicas.

Por exemplo, um estudo de 2016 descobriram que as pessoas que pararam de fumar eram ligeiramente mais propensas a permanecer abstinentes de fumar após quatro semanas do que aquelas que reduziram o uso de cigarro gradualmente.

No entanto, isso não quer dizer que não haja outras maneiras mais fáceis e eficazes de parar.

A pesquisa mostra que NRT aumenta o sucesso de abandono por 50 por cento a 70 por cento em comparação com nenhum tratamento.

Agora, isso não significa que parar de fumar de peru frio nunca funcione a longo prazo. Se você é fumante e acha que parar de fumar peru frio é a melhor opção para você, pode ser.

Muitas pessoas pararam dessa forma, e muitas ficaram longe do tabaco por um longo prazo.

Com isso dito, a maioria dos dados científicos mostra que o uso de NRT e / ou auxiliares para parar de fumar, como bupropiona (Zyban) ou vareniclina (Chantix), aumentará sua chance de parar de fumar e evitar recaídas.

Outras ferramentas para parar de fumar

Além de preparar um plano para parar de fumar e usar medicamentos, existem inúmeras outras ferramentas que você pode usar para aumentar sua probabilidade de parar de fumar com sucesso:

  • Ligue para a linha direta do seu estado. Você pode entrar em contato com a linha direta do estado em 1-800-QUIT-NOW para obter aconselhamento personalizado para ajudá-lo a parar de fumar. Este serviço é gratuito e pode ajudá-lo com informações, conselhos e referências a profissionais de saúde.
  • Use o suporte online para parar de fumar do National Cancer Institute. O Instituto Nacional do Câncer oferece suporte de bate-papo online das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira, permitindo o acesso gratuito a informações sobre como parar de fumar.
  • Use o programa gratuito de mensagens de texto do Smokefree.gov. Smokefree.gov oferece um gama de programas de mensagens de texto grátis para ajudá-lo a permanecer motivado e no caminho certo depois de tomar a decisão de parar de fumar. Programas especiais estão disponíveis para mães, adolescentes e veteranos.
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Para concluir

Não há maneira certa ou errada de parar de fumar. No entanto, pesquisas mostram que fumantes que param de fumar tendem a ser mais bem-sucedidos quando fazem uso de tratamentos como medicamentos para parar de fumar e TSN.

Se você estiver interessado em parar de fumar, tente usar uma ou várias das opções descritas acima para aumentar sua chance de parar de fumar para sempre. Você também pode falar com um profissional de saúde online para saber mais sobre o uso de ajudas para parar de fumar para ajudá-lo a parar de fumar com sucesso.

Este artigo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. As informações contidas neste documento não substituem e nunca devem ser consideradas para aconselhamento médico profissional. Sempre converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de qualquer tratamento.