O complexo de vitamina B está ajudando seu cabelo?

Is Your Vitamin B Complex Helping Your Hair

Katelyn Hagerty Revisado clinicamente porKatelyn Hagerty, FNP Escrito por nossa equipe editorial Última atualização em 17/05/2021

Se você pesquisou informações sobre como manter seu cabelo, pode ter visto as vitaminas B recomendadas como ferramentas úteis para estimular o crescimento saudável do cabelo.

Existem oito vitaminas B diferentes, que juntas são conhecidas como o complexo de vitaminas B. Essas vitaminas estão amplamente disponíveis em suplementos nutricionais e oferecem uma variedade de benefícios para sua saúde e bem-estar.





Mas as vitaminas do complexo B podem contribuir para o crescimento do cabelo? Embora a vitamina B desempenhe claramente um papel fundamental no processo de crescimento do cabelo, as evidências científicas são contraditórias quando se trata da eficácia do complexo B vitaminas para o crescimento do cabelo .

Abaixo, explicamos o que são os suplementos do complexo de vitamina B, bem como os oito tipos diferentes de vitamina B que compõem este grupo de vitaminas.



Também listamos e discutimos alguns dos principais benefícios à saúde associados às diferentes formas de vitamina B, incluindo os efeitos potenciais das vitaminas B no crescimento do cabelo.

Finalmente, explicamos o que você pode fazer se estiver começando a perder seu cabelo e quiser recorrer a vitaminas, suplementos e outros tratamentos para restaurar o crescimento do cabelo.

Queremos que você saia mais inteligente. Mas se você está interessado apenas no resultado financeiro, aqui está:



  • As vitaminas B oferecem inúmeros benefícios à saúde. No entanto, se você seguir uma dieta balanceada, talvez não precise usar um suplemento vitamínico de complexo B.

  • No momento, não há evidências científicas sólidas que sugiram que tomar um complexo B ajuda no crescimento do cabelo ou retarda a queda de cabelo associada a alopecia androgênica ou calvície masculina .

  • Há algumas evidências de que tomar um suplemento de biotina pode ajudar na queda de cabelo em homens com deficiência de biotina. No entanto, a deficiência de biotina é incomum.

  • Como as vitaminas B são solúveis em água, seu corpo elimina qualquer quantidade em excesso por meio do xixi. Como tal, você não está fazendo nenhum favor a si mesmo pegando grandes quantidades. Um indicador óbvio de que você está exagerando é a urina amarela brilhante.

  • Se você está preocupado com seus níveis de vitamina B, considere adicionar um suplemento multivitamínico à sua rotina diária de saúde. Você provavelmente obterá mais com isso do que com um suplemento de complexo de vitamina B.

O que são vitaminas B?

Embora muitas pessoas associem o termo vitamina B a uma única vitamina, a realidade é que existem oito vitaminas B diferentes, cada uma com suas próprias funções importantes no corpo.

As oito diferentes vitaminas B são tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3), ácido pantotênico, vitamina B6, biotina (vitamina B7), ácido fólico (folato) e vitamina B12.

Todas essas vitaminas são solúveis em água e todas desempenham um papel fundamental em ajudar seu corpo a metabolizar nutrientes importantes, como proteínas, gorduras e carboidratos.

Tiamina (Vitamina B1)

A tiamina, ou vitamina B1, é uma vitamina importante que desempenha um papel fundamental na conversão de nutrientes em energia utilizável. É um cofator essencial para várias das enzimas que metabolizam a glicose e os aminoácidos.

Muitos grãos inteiros, carnes e peixes contêm tiamina. Boas fontes alimentares desta vitamina incluem arroz enriquecido, cereais matinais fortificados, feijão preto, mexilhões, atum, porco, carne bovina, suco de laranja e sementes de girassol.

O Office of Dietary Supplements, parte do National Institutes of Health, recomenda que todos os homens com 19 anos ou mais consumam 1,2 mg de tiamina por dia.

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Riboflavina (Vitamina B2)

A riboflavina, ou vitamina B2, é um componente essencial de duas coenzimas principais envolvidas na função celular, produção de energia e metabolismo.

Também ajuda o corpo a manter os níveis normais do aminoácido homocisteína, que é usado para criar proteínas.

Você pode encontrar a riboflavina em muitos grãos inteiros e alimentos ricos em proteínas, incluindo fígado bovino, cereais matinais fortificados, aveia, iogurte, leite, amêijoas, peito de frango, bife, cogumelos, amêndoas, certos tipos de queijo, salmão e quinua.

O Office of Dietary Supplements recomenda que os homens com 19 anos ou mais devem consumir uma ingestão dietética de 1,3 mg de riboflavina por dia.

Niacina (vitamina B3)

A niacina, ou vitamina B3, é uma vitamina solúvel em água que consiste em ácido nicotínico, nicotinamida e formas relacionadas de niacina, como o ribosídeo de nicotinamida.

Seu corpo converte a niacina em nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD), uma coenzima que desempenha um papel fundamental em mais de 400 reações enzimáticas.

NAD é uma coenzima particularmente importante para a produção de energia a partir dos nutrientes encontrados nos alimentos.

Fontes comuns de niacina incluem fígado bovino, peito de frango, peito de peru, salmão, atum, porco, carne moída, amendoim, molho marinara, amendoim e cereais matinais fortificados.

O Office of Dietary Supplements recomenda que os homens com 19 anos ou mais consumam 16 mg de niacina ou equivalentes de niacina por dia.

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Ácido pantotênico (vitamina B5)

O ácido pantotênico, ou vitamina B5, desempenha um papel importante na síntese da coenzima A, uma coenzima essencial que é usada na síntese de ácidos graxos e em vários processos anabólicos e catabólicos no corpo.

A pesquisa sugere que o ácido pantotênico pode ser útil para promover a saúde cardiovascular em pessoas com níveis elevados de lipídios no sangue.

O ácido pantotênico pode ser encontrado em quase todos os alimentos de origem animal e vegetal.Fontes ricas dessa vitamina B incluem fígado bovino, peito de frango, atum, cogumelos, abacate, sementes de girassol, ovos e laticínios, como leite.

O Office of Dietary Supplements recomenda que homens com 19 anos ou mais consumam 5mg de ácido pantotênico por dia.

Vitamina B6

Vitamina B6 é um termo genérico usado para se referir aos compostos distintos piridoxina, piridoxal, piridoxamina e seus ésteres 5'-fosfato.

Esses compostos estão envolvidos em diversos processos no corpo, incluindo mais de 100 reações enzimáticas, muitas das quais relacionadas ao metabolismo de proteínas.

A vitamina B6 também auxilia no desenvolvimento cognitivo, no funcionamento do sistema imunológico e na produção de hemoglobina, uma proteína essencial encontrada nas células vermelhas do sangue que transporta oxigênio por todo o corpo.

Fontes alimentares comuns de vitamina B6 incluem grão de bico, fígado bovino, atum, peito de frango, salmão, batata, peru, carne moída, banana, molho marinara e cereais matinais fortificados.

O Office of Dietary Supplements recomenda que os homens com idade entre 19 e 50 consumam 1,3 mg de vitamina B6 por dia.Homens com mais de 50 anos devem consumir 1,7 mg de vitamina B6 por dia.

Biotina (Vitamina B7)

A biotina, ou vitamina B7, é um cofator chave em vários processos relacionados ao metabolismo dos ácidos graxos.

Também é uma vitamina essencial para a sinalização de células saudáveis ​​- um processo que é vital para um sistema imunológico saudável e processos como a reparação de tecidos.

Pessoas com deficiência de biotina geralmente apresentam unhas fracas e quebradiças, erupções cutâneas e queda temporária de cabelo.Por causa disso, a biotina é frequentemente promovida como um suplemento para cabelos, pele e unhas saudáveis.

A biotina é produzida naturalmente no intestino delgado, mas também é encontrada em certos alimentos.

Fontes comuns de biotina incluem fígado bovino, salmão, ovos, carne de porco, carne bovina moída, atum, sementes de girassol e batata-doce.

O Office of Dietary Supplements recomenda que os homens com 19 anos ou mais devem consumir 30mcg de biotina por dia.

Folato (ácido fólico ou vitamina B9)

O folato, ou vitamina B9, é uma vitamina essencial que funciona como uma coenzima ou co-substrato na síntese de DNA.Também é usado para produzir glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio por todo o corpo.

Além dessas funções, o folato promove um apetite saudável e auxilia nos processos corporais, como o crescimento dos tecidos e a função celular.

As fontes naturais de folato incluem fígado bovino, feijão-fradinho, espinafre, couve de Bruxelas, mostarda, aspargos, cereais matinais fortificados, espaguete e pão.

O Office of Dietary Supplements recomenda que homens com 14 anos ou mais consumam 400mcg de folato por dia.

Vitamina b12

A vitamina B12 desempenha um papel fundamental no metabolismo das proteínas. Também ajuda a produzir glóbulos vermelhos e a manter o sistema nervoso central.

Boas fontes de vitamina B12 incluem fígado bovino, peixes, aves, carnes, ovos, leite e outros laticínios.Alguns cereais fortificados e leveduras nutricionais também contêm essa vitamina.

O Office of Dietary Supplements recomenda que homens e mulheres adultos tomem 2,4 mcg de vitamina B12 por dia.

Enquanto a maioria das pessoas obtém vitamina B12 suficiente de sua dieta, algumas pessoas carecem de uma proteína conhecida como fator intrínseco, que é necessária para absorver a vitamina B12 dos alimentos.

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Benefícios do complexo de vitamina B

As vitaminas do complexo B desempenham uma série de papéis importantes, incluindo ajudar as enzimas a funcionar e quebrar os nutrientes essenciais que abastecem seu corpo e o mantêm saudável.

Se você é deficiente em certas vitaminas B, pode começar a desenvolver problemas de saúde. Por exemplo, a falta de vitaminas B6 ou B12 causa anemia - uma condição na qual seu sangue não possui os glóbulos vermelhos necessários para transportar oxigênio pelo corpo.

A pesquisa sugere que os suplementos de complexo de vitamina B podem ajudar a promover uma melhora na cicatrização de feridas.

Por exemplo, um estude publicado na revista Advances in Skin & Wound Care descobriu que algumas combinações de vitaminas B melhoraram o fechamento de feridas na pele em cicatrização.

Adicional pesquisar descobriu que o uso de suplementos de vitaminas do complexo B pode ajudar a melhorar o humor e o desempenho.

No entanto, é importante notar que esta pesquisa foi patrocinada pela Bayer - uma marca farmacêutica que fabrica e comercializa sua própria linha de suplementos de vitaminas do complexo B.

Outras vitaminas B são recomendadas por seus benefícios à saúde em certas situações. Por exemplo, mulheres grávidas, adultos mais velhos e pessoas com problemas de saúde que afetam a absorção de nutrientes são freqüentemente aconselhados a usar suplementos de vitaminas do complexo B.

Explicação de deficiências de vitamina B

Como todas as vitaminas B são solúveis em água, seu corpo não armazena o excesso.

Em outras palavras, independentemente da quantidade de vitamina B que você consome, seu corpo sempre usa a quantidade de que necessita, com o resto excretado pela urina.

Com exceção da biotina, que é criada no intestino delgado, as vitaminas B precisam ser obtidas na dieta.

Se sua dieta carece de certos alimentos ricos em vitamina B, ou se você tem um problema de saúde que o impede de absorver os nutrientes de maneira adequada, você pode desenvolver uma deficiência de vitamina B.

As deficiências de vitamina B não são muito comuns. No entanto, quando se desenvolvem, geralmente envolvem várias vitaminas B que estão faltando em seu corpo.

Deficiência de tiamina (vitamina B1)

A deficiência de tiamina pode afetar seus sistemas cardiovascular, imunológico e nervoso, fazendo com que você desenvolva sintomas como reflexos prejudicados, déficits sensoriais e disfunção cardíaca.

Esse tipo de deficiência pode se desenvolver se você tiver uma dieta muito rica em arroz branco ou grãos processados.

Certos problemas de saúde, como alcoolismo crônico, desnutrição ou os efeitos da cirurgia bariátrica, podem aumentar o risco de desenvolver deficiência de tiamina.

Deficiência de Riboflavina (Vitamina B2)

A deficiência de riboflavina é muito incomum. Ela pode se desenvolver devido a problemas endócrinos, como deficiência de hormônio da tireoide, bem como a certas doenças.

Se você tem deficiência de riboflavina, pode notar doenças de pele, perda de cabelo, dor de garganta, coceira ou olhos vermelhos, bem como sintomas como edema da boca e garganta, lábios inchados ou rachados e estomatite angular (lesões nos cantos de seus lábios).

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Deficiência de niacina (vitamina B3)

Como outras deficiências de vitaminas do complexo B, a deficiência de niacina não é muito comum. Pode se desenvolver em pessoas que não têm acesso a niacina e alimentos ricos em proteínas, como pessoas que vivem na pobreza.

A deficiência de niacina pode causar uma doença chamada pelagra, na qual a pele desenvolve uma aparência áspera e queimada de sol e uma erupção cutânea pigmentada perceptível.

Isso também pode afetar o sistema digestivo e causar sintomas como diarréia e vômitos.

Com o tempo, a pelagra pode piorar e ter um impacto significativo na saúde de uma pessoa, tornando vital procurar tratamento quando os sintomas se tornam aparentes.

Deficiência de ácido pantotênico (vitamina B5)

A deficiência de ácido pantotênico é muito incomum. Isso ocorre porque o ácido pantotênico é encontrado na maioria dos alimentos e raramente é deixado de fora da dieta de uma pessoa.

Quando o ácido pantotênico ocorre, pode causar sintomas como dormência, fadiga, queimação nas mãos e nos pés, dor de cabeça, dificuldades para dormir e distúrbios gastrointestinais.

Deficiência de vitamina B6

Como outras deficiências de vitamina B, a deficiência de vitamina B6 é incomum e normalmente se desenvolve ao mesmo tempo que problemas relacionados a outras vitaminas do complexo B.

Este tipo de deficiência nutricional pode ocorrer em pessoas com doença renal crônica ou condições que afetam a absorção de nutrientes, como doença de Crohn, doença celíaca ou colite ulcerativa.

Quando ocorre deficiência de vitamina B6, ela pode causar sintomas como dermatite com queilose (uma forma de descamação que afeta os lábios e cantos da boca), sistema imunológico enfraquecido e problemas psicológicos, como depressão e confusão.

Deficiência de biotina (vitamina B7)

A biotina é produzida dentro do intestino delgado, o que significa que é raro desenvolver uma deficiência. Na verdade, nenhum caso de deficiência grave de biotina foi relatado em pessoas que seguem uma dieta normal e equilibrada.

Quando a deficiência de biotina ocorre, geralmente causa um enfraquecimento gradual do cabelo, que pode progredir para uma forma grave de queda de cabelo que afeta todo o corpo.

Também pode causar sintomas como erupção cutânea escamosa e vermelha perto de aberturas corporais, conjuntivite, infecção de pele, unhas quebradiças e problemas neurológicos, como letargia, alucinações e depressão.

Deficiência de folato (ácido fólico ou vitamina B9)

A deficiência de folato pode se desenvolver em alcoólatras, bem como em pessoas com problemas de saúde que afetam a capacidade do corpo de absorver nutrientes.

Quando ocorre deficiência de folato, geralmente é acompanhada por outras deficiências de nutrientes. Pode causar uma série de sintomas, incluindo alterações na pele, na cor dos cabelos e das unhas, falta de ar, irritabilidade, fraqueza, fadiga, dificuldade de concentração e palpitações cardíacas.

Deficiência de vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 geralmente ocorre em vegetarianos, pois as únicas fontes naturais de vitamina B12 são alimentos de origem animal, como carne e laticínios.

Também pode se desenvolver em idosos e pessoas com doenças como anemia perniciosa ou distúrbios gastrointestinais.

Os sintomas comuns da deficiência de vitamina B12 incluem fadiga, perda de peso, formigamento nas mãos e nos pés, palpitações cardíacas e glossite (inflamação) da língua.

A deficiência de vitamina B12 também é uma causa comum de uma condição potencialmente grave chamada anemia megaloblástica.

A vitamina B funciona para o crescimento do cabelo?

Algumas vitaminas B, como a biotina, desempenham um papel significativo no processo de crescimento e manutenção do cabelo em seu corpo.

Se você tem deficiência dessas vitaminas, pode notar que seu cabelo não parece tão espesso e cheio como normalmente é. Você também pode notar que está perdendo mais cabelo do que o normal.

Falamos mais sobre esses sintomas em nosso guia para biotina e o papel que ela desempenha no processo de crescimento do cabelo

Embora os suplementos de complexo de vitamina B possam ajudar a estimular o crescimento do cabelo, a maioria das pesquisas mostra que eles só são eficazes se a queda de cabelo for causada por uma deficiência de vitamina.

Por exemplo, a menos que você seja deficiente em biotina, provavelmente não notará nenhuma mudança positiva em seu cabelo simplesmente tomando um suplemento de biotina ou de vitaminas do complexo B diariamente.

Como mencionamos acima, as deficiências de vitaminas B específicas não são muito comuns, especialmente em pessoas saudáveis.

Por causa disso, geralmente não há nenhuma razão para usar um suplemento de complexo de vitamina B, a menos que você seja especificamente deficiente em uma ou várias vitaminas B.

Em vez disso, você provavelmente obterá melhores resultados simplesmente tomando um multivitamínico diário, que provavelmente contém a maioria das vitaminas B essenciais de qualquer maneira.

Segurança, efeitos colaterais e precauções das vitaminas B

Como as vitaminas B são solúveis em água, há pouco risco de consumir uma quantidade excessiva por meio de suplementação.

Quando seu corpo tem mais vitaminas B do que pode suportar, ele simplesmente expele o resto pela urina.

Com isso dito, algumas vitaminas B têm sido associadas a problemas de saúde quando consumidas em quantidades excessivas.

Por exemplo, uma ingestão extremamente elevada de vitamina B6 pode causar problemas nos nervos, incluindo a perda de controle sobre os movimentos corporais.

Doses altas de niacina podem causar rubor na pele, hipotensão, fadiga e problemas gastrointestinais.

A longo prazo, o uso excessivo de alguns suplementos de vitaminas do complexo B pode contribuir para problemas de fígado.

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Esses problemas não são comuns e normalmente exigem que você tome uma dose muito, muito alta de suplementos de complexo de vitamina B.

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Vitaminas B e cabelo: no fechamento

Embora algumas deficiências de vitaminas do complexo B estejam associadas à queda de cabelo, tomar vitaminas B provavelmente não irá melhorar o crescimento do cabelo se você não for deficiente.

Se você tem deficiência de vitamina B, quase sempre terá sintomas perceptíveis, como os listados acima.

Supondo que você coma uma dieta relativamente bem balanceada e tome um multivitamínico, há poucos motivos para tomar um suplemento de complexo de vitamina B.

Exceto por problemas de absorção, você provavelmente está recebendo vitaminas B suficientes de sua dieta e vitaminas diárias regulares.

Qualquer coisa que você usar em cima disso seria simplesmente dinheiro jogado fora - neste caso, literalmente.

15 fontes

Este artigo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. As informações contidas neste documento não substituem e nunca devem ser consideradas para aconselhamento médico profissional. Sempre converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de qualquer tratamento.