Ataque de pânico vs. Ataque de ansiedade: Qual é a diferença?

Panic Attack Vs Anxiety Attack

Vicky Davis Revisado clinicamente porVicky Davis, FNP Escrito por nossa equipe editorial Última atualização 10/04/2021

Se você está lendo isto, provavelmente já experimentou uma sensação particularmente desconfortável - um grau de desconforto que fez seu corpo se sentir mal e te deixou pensando que algo não estava certo.

Talvez tenha sido um aperto no peito ou suor inexplicável. Talvez tenha sido uma mudança brusca na intensidade de seus batimentos cardíacos. Talvez seus músculos estivessem tensos e você se sentisse simultaneamente cansado e inquieto. Talvez você tenha tido sentimentos repentinos e inexplicáveis ​​de preocupação ou desgraça iminente.





Talvez você tenha confundido o que quer que fosse com problemas estomacais - ou um ataque cardíaco.

Isso soa familiar?



Nesse caso, a explicação pode ter sido algo menos simples de explicar: uma ansiedade ou ataque de pânico. Muitas pessoas usam esses termos como sinônimos, mas na realidade esses episódios têm características distintas que os diferenciam.

Ataques de ansiedade e pânico têm muitas coisas em comum, mas entender qual você experimentou é uma parte importante para obter o tratamento certo. Vejamos as diferenças entre os dois tipos de ataques.

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Ansiedade vs. Pânico: As Diferenças

Simplificando, o pânico e a ansiedade são quadrados e retângulos: o pânico é um tipo particular de transtorno de ansiedade, mas nem todos os transtornos de ansiedade incluem sintomas de pânico.



O Instituto Nacional de Saúde Mental explica que os transtornos de ansiedade são um termo genérico para um grupo de transtornos, incluindo transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico e outras fobias. E, em termos mais simples, o pânico é uma versão mais extrema da ansiedade. Isso não quer dizer que os distúrbios tenham algum tipo de escala. Quem sofre de transtorno de pânico costuma apresentar sintomas de ansiedade, e quem sofre de ansiedade pode ocasionalmente apresentar sintomas de pânico. Mas, para ajudá-lo a compreender seus sintomas específicos, podemos separar as duas condições em transtorno do pânico e transtorno de ansiedade generalizada.

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Distúrbio de ansiedade generalizada

O transtorno de ansiedade generalizada é definido principalmente por ansiedade excessiva de preocupação por um longo período de tempo. Um único dia de ansiedade não é suficiente para qualificá-lo - na verdade, o Instituto Nacional de Saúde Mental diz que as pessoas com esse transtorno apresentam sintomas característicos na maioria dos dias por pelo menos seis meses.

Os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada incluem fadiga fácil; sentir-se inquieto, nervoso ou tenso; tendo dificuldade de concentração; sendo irritável; tendo tensão muscular; dificuldade em controlar sentimentos de preocupação; ter problemas de sono, como dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo, inquietação ou sono insatisfatório.

É difícil acreditar que alguém possa passar seis meses sem um dia que pareça assim, mas a principal diferença entre ser normal e estar desordenado é a frequência ou constância desses sentimentos por um período prolongado de tempo.

Ah, e não deixe que isso o faça pensar que os transtornos de ansiedade são incomuns. Dados do Instituto Nacional de Saúde Mental mostra que em algum momento da vida, cerca de 31,1 por cento dos adultos nos EUA terão um transtorno de ansiedade.

Qual deles eles têm é uma questão mais complicada, porque os sintomas podem ser fluidos entre algumas condições. O que nos leva ao transtorno do pânico.

Síndrome do pânico

O transtorno do pânico é, em muitos aspectos, apenas ansiedade aumentada para onze. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, pessoas com transtorno do pânico têm ataques de pânico inesperados recorrentes, que são definidos como períodos repentinos de medo intenso que vêm rapidamente e atingem seu pico em minutos. Assustador, certo? E, pior ainda, os ataques podem ser disparados, mas também podem ocorrer inesperadamente.

Os sintomas de um ataque de pânico incluem suor, tremores ou tremores, sensação de falta de ar, palpitações cardíacas ou sensação de estar fora de controle ou condenação.

O NIMH afirma que as pessoas com transtorno de pânico costumam se preocupar com a ocorrência de ataques futuros, o que pode levar ao desenvolvimento de problemas adicionais, como agorafobia.

Além disso, os ataques de pânico são tipicamente experiências mais viscerais. Enquanto um ataque de ansiedade pode fazer você se sentir mal, um ataque de pânico pode ser parecido com um pico de adrenalina ou como a resposta de lutar ou fugir foi ativada por uma ameaça invisível.

Os ataques de pânico, de acordo com a Harvard Medical School, terão pelo menos quatro sintomas reveladores de uma lista, incluindo engasgo, dor no peito, sensação de desmaio ou tontura, calafrios, afrontamentos, tremores, suores, palpitações e pulso rápido, medo de perder o controle, abdômen desconforto, dormência, falta de ar, medo de morrer e sensação de irrealidade ou desapego.

Por mais que saibamos sobre os sintomas, não entendemos realmente por que as pessoas adquirem essas condições. Eles podem se desenvolver a partir de trauma ou eventos estressantes, mas também há razões para acreditar que a genética desempenha um papel na aquisição do transtorno do pânico.

Como tratar o pânico e a ansiedade

Com tantos sintomas e problemas com que se preocupar, esses dois distúrbios podem desencadear, digamos, ataques. E a incerteza de ambas as condições (associada ao fato de que não há cura) pode levar a sentimentos adicionais de desgraça e desamparo. Mas a boa notícia é que existem tratamentos disponíveis para ajudá-lo a minimizar, mitigar e gerenciar ataques, independentemente de serem baseados em ataque ou pânico.

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Nosso guia para lidar com a ansiedade entra em mais detalhes sobre os tratamentos disponíveis para transtornos de ansiedade, mas aqui está uma breve olhada nas opções disponíveis.

Práticas Terapêuticas

Transtornos de ansiedade e pânico geralmente responde bem às práticas de tratamento terapêutico. Uma forma particularmente eficaz de tratamento terapêutico é Terapia cognitivo-comportamental (TCC) : uma conhecida forma de psicoterapia usada também para tratar a depressão. A TCC foi projetada para ajudar quem sofre de transtorno a reconhecer sistemas de pensamento desordenados que podem permitir que a ansiedade ou o pânico se instale e desencadeie ataques.

Corrigir esses comportamentos requer uma compreensão mais profunda dos padrões de pensamento que o levam até lá, e um terapeuta pode ajudá-lo a usar a TCC para criar estratégias de enfrentamento para prevenir ou minimizar ataques futuros. Consulte um profissional de saúde mental sobre a TCC para decidir se ela é certa para você.

Antidepressivos

Antidepressivos afetam os níveis de serotonina em seu cérebro , e embora sejam usados ​​principalmente para combater a depressão, também podem ser usados ​​para lidar com sintomas de pânico e ansiedade.

Os antidepressivos mais comumente prescritos são inibidores de recaptação de serotonina (SSRIs) . Eles bloqueiam a serotonina de ser reabsorvida pelos neurônios, o que mantém mais serotonina disponível para melhorar a transmissão entre os neurônios.

Porém, tenha cuidado, pois os efeitos colaterais podem incluir muitos problemas que você provavelmente está tentando combater em primeiro lugar, como sono perturbado, ansiedade, dor de cabeça e outros. E a suspensão dessas drogas também pode aumentar o risco de suicídio. Portanto, certifique-se de se comunicar abertamente com seu provedor de serviços de saúde.

O que fazer se você tiver ataques de pânico

Esteja você tendo ataques de pânico ou ansiedade, o primeiro passo que você deve tomar para tratá-los é procurar ajuda profissional através de um profissional de saúde. Um médico de atenção primária é um ótimo lugar para começar, pois ele pode ajudá-lo com referências e codificar ainda mais seus sintomas. Eles também podem oferecer alguns conselhos sobre mudanças gerais no estilo de vida e práticas recomendadas que podem ajudá-lo a obter algum controle sobre a ansiedade e reduzir os ataques.

E isso pode parecer óbvio, mas se você está lutando com esses problemas, não reprima. Fale com alguém, seja um amigo ou familiar de confiança ou um conselheiro. E lembre-se de entrar em contato com um profissional de saúde mental para aconselhamento e tratamento personalizado.

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4 fontes

Este artigo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. As informações contidas neste documento não substituem e nunca devem ser consideradas para aconselhamento médico profissional. Sempre converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de qualquer tratamento.