Dicas para um couro cabeludo saudável

Tips Healthy Scalp

Mary Lucas, RN Revisado clinicamente porMary Lucas, RN Escrito por nossa equipe editorial Última atualização em 24/02/2021

Seu cabelo é a sua coroa e você dedica muito tempo e esforço para garantir que ele tenha a sua melhor aparência. Você pode passar tanto tempo se preocupando com a saúde e a condição de seu cabelo que se esquece do que fica logo abaixo dele: seu couro cabeludo.

A verdade é que cabelo saudável e couro cabeludo saudável andam de mãos dadas. Quando seu couro cabeludo está saudável, seu cabelo recebe mais sangue oxigenado e nutrientes essenciais de que precisa para crescer forte e saudável. Mas qual é a fórmula para um couro cabeludo saudável?





Abaixo, investigamos os detalhes sobre a relação bidirecional entre a saúde do couro cabeludo e a saúde do cabelo e delineamos as características de um couro cabeludo saudável. Também fornecemos uma lista de 7 coisas simples que você pode fazer para começar a melhorar a saúde do seu couro cabeludo hoje.

Couro cabeludo saudável = cabelo saudável

Um couro cabeludo saudável está livre de coceira, vermelhidão, irritação, dor e descamação. Ele também deve apresentar crescimento de cabelo saudável, sem sinais óbvios de acne ou danos causados ​​pelo sol.



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Se você está começando a perceber que dá valor ao seu couro cabeludo, você não está sozinho. Afinal, quando você se olha no espelho, não vê seu couro cabeludo, você vê a cabeleira que o cobre - a menos, é claro, que você tenha começado a perder seu cabelo.

Se você está experimentando queda de cabelo ou perda de cabelo, você pode estar dando mais atenção ao couro cabeludo do que antes. Mas qual é exatamente a relação entre a saúde do couro cabeludo e a saúde do cabelo?

Tudo se resume ao ciclo de crescimento do cabelo.



Cada fio de cabelo em sua cabeça cresce a partir de um folículo capilar individual embutido em seu couro cabeludo. As glândulas sebáceas em cada folículo hidratam e protegem o cabelo com óleo natural chamado sebo, enquanto os capilares da pele alimentam o folículo com sangue oxigenado e nutrientes.

Para que o cabelo cresça adequadamente, o couro cabeludo precisa estar limpo e saudável.

Quando os folículos capilares são bloqueados pelo acúmulo de células mortas da pele ou sebo, condições como dermatite seborréica (caracterizada por caspa crônica e manchas vermelhas na pele que vão além do couro cabeludo) e outras doenças do couro cabeludo podem se desenvolver. Essas condições podem afetar a textura, a força e o brilho do cabelo. A má condição do couro cabeludo também pode levar à queda prematura do cabelo. Mudanças no equilíbrio natural de microorganismos do couro cabeludo também pode desencadear queda de cabelo .

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6 maneiras de melhorar a saúde do couro cabeludo

Melhorar a saúde do couro cabeludo não precisa ser um processo longo e complicado. Fazer mudanças simples em seu regime de cuidados com os cabelos pode produzir resultados significativos. Pode ser tão fácil quanto trocar de xampu, adicionar uma etapa extra à sua rotina semanal ou tomar suplementos.

Escolha produtos de cabelo suaves

Uma das melhores coisas que você pode fazer para proteger a saúde do couro cabeludo é tratá-lo com cuidado - isso significa escolher seus produtos para o cabelo com sabedoria. O uso de produtos que contêm fragrâncias artificiais e outros irritantes químicos pode desencadear ou piorar as condições do couro cabeludo, como prurido ou coceira no couro cabeludo. Procure produtos que também não contenham sulfatos - eles podem retirar a oleosidade natural do cabelo e da pele, deixando-os com tendência a secar e irritar.

Se você está lutando com acúmulo de couro cabeludo que não está relacionado à caspa, você pode querer experimentar um xampu clareador, também conhecido como xampus de limpeza profunda. Certos produtos de cabelo usados ​​para modelagem, como géis, spray de cabelo e mousse podem deixar para trás resíduo de produto em seu cabelo e couro cabeludo. O shampoo clareador pode quebrar os polímeros deixados por esses produtos, deixando o cabelo e o couro cabeludo mais limpos e livres de acúmulos.

Mude a forma como você lava seu cabelo

Além de mudar os produtos que usa para lavar o cabelo, você também pode mudar seus hábitos de lavagem.

Você também pode querer ajustar sua técnica ao aplicar xampu e condicionador . Ao lavar o cabelo, tente massagear seu cabelo e couro cabeludo com as pontas dos dedos em vez de esfregá-lo. Isso pode ajudar a prevenir irritações e escoriações no couro cabeludo, além de aumentar a circulação no couro cabeludo, o que pode beneficiar seu cabelo também .

Esfolie a pele do couro cabeludo

A esfoliação é a base da pele saudável, mas não apenas da pele do rosto - você também pode esfoliar o couro cabeludo. Na verdade, a esfoliação do couro cabeludo é essencial para remover o acúmulo de couro cabeludo e manter a produção de sebo equilibrada para uma pele saudável e nutrida. Esfolie uma ou duas vezes por semana para obter os melhores resultados.

A esfoliação do couro cabeludo é uma maneira simples de esfoliar a pele da cabeça. Eles geralmente contêm esfoliantes químicos ou físicos que ajudam a remover o excesso de óleo, células mortas da pele e outros resíduos do couro cabeludo. Eles também podem aumentar a circulação no couro cabeludo, aumentando o fluxo de sangue oxigenado e rico em nutrientes para os folículos capilares.

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Massageie seu couro cabeludo

As massagens no couro cabeludo são ótimas, mas, realizadas regularmente, podem fazer mais do que ajudá-lo a relaxar, elas também podem melhorar a saúde do cabelo e do couro cabeludo. De acordo com os resultados de um Estudo de pesquisa japonesa , a massagem regular no couro cabeludo aumenta a circulação para os folículos capilares. Além de apoiar a saúde do couro cabeludo, a massagem regular do couro cabeludo pode impulsionar o crescimento do cabelo e aumentar a espessura do cabelo.

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Ajuste sua dieta

A dieta é um dos fatores mais significativos que afetam a saúde e o bem-estar geral, por isso não deve ser surpresa que nutrição desempenha um papel na saúde do couro cabeludo e do cabelo . Seu cabelo e a pele do couro cabeludo são compostos de proteína de queratina (seu cabelo consiste em 97% de proteína), portanto, incluir proteínas magras em sua dieta pode beneficiar a saúde do couro cabeludo.

Os antioxidantes também desempenham um papel importante na saúde do couro cabeludo, combatendo o estresse oxidativo causado pelos radicais livres no corpo. Alimentos ricos em antioxidantes incluem frutas e vegetais como frutas vermelhas, verduras, alcachofras, maçãs e feijões.

Outro suporte para a pele nutrientes que podem beneficiar o cabelo e a saúde do couro cabeludo inclui vitamina A, vitamina B12, vitamina C, vitamina D, vitamina E e biotina.

Experimente tomar suplementos

Além de melhorar sua dieta, adicionar certos suplementos como ácidos graxos ômega-3 e probióticos à sua rotina diária pode beneficiar a saúde do couro cabeludo.

Em um pequeno estudo de 2006 , 6 semanas de suplemento dietético com ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenóico (EPA) (dois tipos de ácidos graxos ômega-3) foi correlacionado com um aumento no fluxo sanguíneo. Embora a evidência científica seja limitada, a evidência anedótica sugere que os suplementos de óleo de peixe ômega-3 podem melhorar o fluxo sanguíneo, o que pode promover a saúde do couro cabeludo.

Embora comumente conhecido por apoiar a digestão e saúde imunológica , os probióticos também podem desempenhar um papel de suporte para uma pele saudável. Perturbações do equilíbrio natural de microorganismos da pele têm sido associados a várias doenças do couro cabeludo, incluindo caspa, eczema e dermatite seborreica. Tomar probióticos pode ajudar a manter o microbioma do corpo em equilíbrio e o couro cabeludo em boas condições.

Para concluir

O resultado final é que um couro cabeludo saudável leva a um cabelo saudável. É importante prestar atenção à saúde e condição do seu couro cabeludo e relatar quaisquer alterações ao seu médico ou dermatologista. Procure sintomas de couro cabeludo não saudável, como coceira, irritação, vermelhidão, descamação ou queda de cabelo.

Além de seguir as dicas acima, adotar hábitos diários saudáveis ​​pode ajudar na saúde do couro cabeludo. Faça uma dieta saudável e nutritiva, pratique exercícios regularmente e evite produtos, estilos de cabelo ou tratamentos que possam irritar ou danificar sua pele.

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Este artigo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. As informações contidas neste documento não substituem e nunca devem ser consideradas para aconselhamento médico profissional. Sempre converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de qualquer tratamento.