Principais benefícios da L-teanina

Top L Theanine Benefits

Mary Lucas, RN Revisado clinicamente porMary Lucas, RN Escrito por nossa equipe editorial Última atualização em 12/05/2020

Talvez tenha começado quando o lançamos pelo crateload dos navios no porto de Boston, mas os homens americanos não são grandes consumidores de chá. Americanos, em geral, ficam atrás de grande parte do mundo quando se trata de consumo de chá. E a L-teanina é apenas uma evidência de que poderíamos estar em pior situação por causa dela.

Diz-se que o chá ajuda em tudo, desde a prevenção do câncer até um sono melhor, e são compostos como o aminoácido L-teanina que são creditados com esses benefícios. Diz-se que a L-teanina é o composto que dá ao chá verde tradicional sua textura espumosa e sabor único, e pode ser responsável por parte de sua reputação saudável.





O que você precisa saber

  • A L-teanina é um dos vários compostos encontrados nas folhas de chá e que têm os benefícios amplamente elogiados do chá.
  • A pesquisa mais promissora sobre a L-teanina descobriu que ela pode ter benefícios antiestresse e ansiolíticos, principalmente em pessoas com tendência à ansiedade.
  • Vários estudos foram deixados de fora de nossa análise, pois foram mal elaborados ou financiados por empresas com potencial viés nos resultados.
  • A L-teanina é considerada segura e seus efeitos colaterais leves.

Antiestresse e ansiedade

Vários estudos relacionaram a L-teanina aos benefícios antiestresse e ansiolíticos relacionados. Em estudos com animais, os cientistas confirmaram que ele realmente aumenta a sensação de bem-estar química do cérebro, como serotonina, dopamina e ácido gama-amino-butírico. Os efeitos da L-teanina nas ondas cerebrais se assemelham aos efeitos causados ​​pela meditação.

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No laboratório, um pequeno estudo descobriram que a L-teanina levou a uma redução da frequência cardíaca e à detecção de indicadores de estresse na saliva quando os participantes estavam sob condições estressantes - fazendo exercícios de matemática mental. UMA meta-análise em 2014, analisou 11 estudos humanos randomizados diferentes e encontrou efeitos mentais positivos, incluindo alerta e atenção em indivíduos que tomaram L-teanina com cafeína.



Alguns estudos foram específicos para pessoas que lutam contra a ansiedade elevada. Um encontrado esse grupo, em geral, apresentou diminuição da freqüência cardíaca, melhora da atenção visual e melhora do tempo de reação. Aqueles com ansiedade mínima não experimentaram os mesmos benefícios. Outro monitorou as ondas cerebrais e descobriu que os níveis dietéticos de L-teanina (como os encontrados em uma xícara de chá) tiveram efeitos positivos no estado de alerta mental e no relaxamento sem sonolência em pessoas com tendência à ansiedade.

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Melhoria do sono

A maioria estudo bem conhecido em L-teanina e sono foi financiado por uma empresa de suplementos. No entanto, como este estudo é amplamente citado por outras fontes confiáveis, incluímo-lo aqui com uma palavra de advertência: pesquisas financiadas por pessoas com interesse financeiro no resultado têm o potencial de ser tendenciosas. Dito isso, este estudo específico analisou os efeitos da L-teanina no sono em crianças do sexo masculino com TDAH. Os pesquisadores descobriram que aqueles que tomaram 400 mg de L-teanina por dia proporcionaram melhora na qualidade e quantidade do sono em um período de seis semanas.

Saúde Imune

Há alguma indicação de que a L-teanina pode ser benéfica para a sua imunidade ou para a capacidade do seu corpo de combater infecções e vírus. No entanto, grande parte da pesquisa neste tópico tem se limitado a testes em animais ao invés de humanos, indicando que mais pesquisas são necessárias. Um estudo humano descobriram que a combinação de L-teanina e L-cistina (outro aminoácido) resultou em uma resposta imunológica melhorada à vacina contra a gripe em pacientes idosos.



Câncer

Há algumas evidências de que a L-teanina pode reduzir os efeitos colaterais negativos dos tratamentos contra o câncer, incluindo a quimioterapia - esse benefício é até citado pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center , indicando sua legitimidade.

Estudos de laboratório indicaram que a L-teanina pode ter benefícios antitumorais no nível celular. Mas o consenso entre os especialistas em câncer é que mais pesquisas são necessárias antes que declarações definitivas possam ser feitas sobre os benefícios desse aminoácido relacionados ao câncer.

The Bottom Line

Beber chá é frequentemente associado a se sentir bem - quando você está doente, quando está frio lá fora, você está relaxando com um bom livro ou depois de um dia de spa (um dia de spa muito masculino, é claro). E há algumas evidências de que essa associação de bem-estar é fisiológica e baseada na ciência, não apenas causada por alguma expectativa psicológica de que o chá deixa você mais frio.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para apoiar muitas das afirmações feitas sobre a L-teanina. Estudos sobre os efeitos anti-ansiedade e anti-estresse do composto são alguns dos mais convincentes.

Este artigo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. As informações contidas neste documento não substituem e nunca devem ser consideradas para aconselhamento médico profissional. Sempre converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de qualquer tratamento.