Perda de peso e perda de cabelo: qual é a conexão?

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Kristin Hall, FNP Revisado clinicamente porKristin Hall, FNP Escrito por nossa equipe editorial Última atualização em 18/03/2021

Perder peso é uma grande conquista e pode melhorar significativamente sua saúde geral.

Esteja você apenas começando sua jornada para perder peso ou se aproximando de sua meta de peso, é provável que tenha dúvidas sobre o que vem a seguir. Embora a perda de peso possa reduzir muito os fatores de risco de problemas graves de saúde, ela pode ter seus próprios efeitos colaterais negativos.





Por exemplo, algumas pessoas que perdem uma quantidade significativa de peso experimentam perda de cabelo.

Abaixo, investigamos as causas subjacentes da perda de cabelo e exploramos a conexão entre perda de peso e perda de cabelo. Também fornecemos três opções de tratamento para ajudá-lo a recriar o cabelo que você perdeu como resultado da perda de peso.



O que causa a perda de cabelo?

Quando se trata da ligação entre perda de peso e queda de cabelo, há uma distinção importante a ser feita - a diferença entre queda de cabelo e queda de cabelo.

A Academia Americana de Dermatologia sugere que é normal perder 50 a 100 fios de cabelo por dia . Se você estiver perdendo mais do que isso, ou se notar um afinamento difuso ou manchas de queda de cabelo, pode ser outra coisa. A perda de cabelo é conhecida como alopecia e existem vários tipos diferentes.

Existem muitas causas potenciais para a queda de cabelo. Aqui estão alguns dos mais comuns:



  • Hereditariedade
  • Mudanças hormonais
  • Estresse crônico
  • Deficiências nutricionais
  • Perda de peso
  • Mudanças no sistema imunológico

A perda de cabelo hereditária também é conhecida como alopecia androgênica ou calvície masculina . A alopecia androgênica é a causa mais comum de perda de cabelo em homens, afetando até 70 por cento de todos os homens em algum momento de suas vidas. É causada por uma combinação de genética e pela presença de hormônios androgênicos (masculinos) como testosterona e diidrotestosterona (DHT).

A perda de cabelo também pode estar relacionada às mudanças nos níveis de hormônios, especialmente os hormônios androgênicos. Flutuações nos níveis de androgênio pode causar queda geral de cabelo em homens e mulheres. O estresse crônico pode afetar os níveis hormonais também e pode contribuir para uma forma específica de perda de cabelo conhecida como eflúvio telógeno .

Deficiências de nutrientes, incluindo deficiências induzidas por perda significativa de peso, também podem contribuir para a queda de cabelo.

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Baixo teor de ferro é um dos mais comuns deficiências de nutrientes relacionadas à queda de cabelo . Pessoas que seguem dietas veganas ou vegetarianas também podem correr o risco de perda de cabelo. Outros nutrientes que podem desempenhar um papel na queda de cabelo incluem zinco, niacina, ácidos graxos essenciais, selênio, ácido fólico e vitaminas D, A e E. A baixa ingestão de proteínas também pode causar queda ou perda de cabelo.

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Qual é a conexão entre perda de peso e perda de cabelo?

Se você está com sobrepeso ou obeso, perder peso só pode melhorar sua saúde. Afinal, estar acima do peso aumenta o seu risco para uma variedade de problemas de saúde, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardíacas, osteoartrite, doenças renais e certos tipos de câncer.

Dito isso, perder muito peso ou perdê-lo muito rapidamente pode ser perigoso.

Perda de peso rápida coloca uma grande pressão sobre o corpo e, especialmente se você perdê-lo por meio de técnicas de fome, pode resultar em deficiências de nutrientes. Até mesmo alguns dos planos de dieta mais populares, como a dieta rica em proteínas e com baixo teor de carboidratos, podem deixar lacunas de micronutrientes em sua nutrição.

Veja como as deficiências de nutrientes específicos podem afetar seu cabelo:

  • Proteína - Seu cabelo é composto principalmente de proteínas, portanto, a ingestão adequada de proteínas é essencial para o crescimento do cabelo. A baixa ingestão de proteínas pode levar a mudanças no cabelo, incluindo queda de cabelo e queda de cabelo.
  • Ferro - a deficiência de ferro é a deficiência nutricional mais comum no mundo e uma causa da queda de cabelo . Embora não esteja claro qual o grau de deficiência de ferro que leva à perda de cabelo, vários fatores de risco foram identificados. Distúrbios de má absorção, como doença celíaca, uso de bloqueadores H2 e dietas veganas / vegetarianas podem aumentar o risco de deficiência de ferro e queda de cabelo relacionada.

  • Zinco - um nutriente essencial envolvido em centenas de processos biológicos, o zinco pode desempenhar um papel na queda de cabelo. Em um estudo, os pacientes com queda de cabelo de padrão masculino mostraram concentrações de zinco estatisticamente mais baixas do que os participantes saudáveis. Felizmente, a pesquisa sugere que a perda de cabelo devido à deficiência de zinco pode ser revertida em muitos casos.

  • Ácidos graxos essenciais - a deficiência de ácidos graxos essenciais poliinsaturados, como o ácido linoléico e o ácido alfa-linoléico, pode desempenhar um papel na queda de cabelo, especialmente em casos de distúrbios de má absorção. Essas deficiências podem contribuir para a perda de cabelo no couro cabeludo e também para o clareamento do cabelo.

A lista continua. Em alguns casos, a queda de cabelo pode não ser atribuída a uma deficiência de nutrientes específicos, mas ao estresse de uma queda de cabelo extrema ou rápida. Eflúvio telógeno é um conhecido efeito colateral da perda repentina de peso ou mudanças dietéticas extremas.

Opções de tratamento para queda de cabelo

Quer você esteja lidando com afinamento difuso ou queda de cabelo em larga escala, você ficará feliz em saber que as opções de tratamento estão disponíveis. Embora possa não haver cura para a queda de cabelo, existem produtos e suplementos que você pode usar para começar a crescer novamente.

Aqui estão as três principais opções de tratamento para queda de cabelo:

Suplementos Alimentares

Se você está experimentando a perda de cabelo como um efeito colateral da perda de peso repentina ou extrema, as deficiências nutricionais podem ser as culpadas. Converse com seu médico sobre fazer exames de sangue para descobrir em quais nutrientes você é deficiente, para que possa personalizar seu plano de tratamento de acordo.

Outra opção é simplesmente começar a suplementar sua dieta com nutrientes que sustentam o cabelo. Alguns dos as melhores vitaminas para o crescimento saudável do cabelo incluem vitamina A, vitamina B12, vitamina C, vitamina D, vitamina E e biotina. Você pode até conseguir obter a maioria deles em um único multivitamínico.

Minoxidil

Minoxidil é um medicamento tópico que promove o crescimento do cabelo. É um tratamento aprovado pela FDA para queda de cabelo e atua estimulando os folículos capilares a entrarem na fase de crescimento. Também pode aumentar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, estimulando o transporte de nutrientes essenciais para os folículos capilares.

Este tratamento para queda de cabelo é apoiado por Evidência sólida e é mostrado para suportar um aumento significativo no crescimento do cabelo após vários meses de uso. Você pode obter minoxidil online sem receita, como parte de nosso kit de cabelo sem receita.

Finasterida

Se o minoxidil não for forte o suficiente para dar os resultados que você deseja, tente finasterida . A finasterida é um medicamento de prescrição aprovado pelo FDA para tratar formas hormonais de queda de cabelo, como calvície masculina . Este medicamento atua inibindo a produção de 5ɑ-redutase, uma enzima que converte a testosterona em diidrotestosterona.

A finasterida foi mostrada para níveis mais baixos de DHT em mais de 71 por cento . Além de prevenir a queda de cabelo, pode até promover o crescimento do cabelo com o uso diário. Pegue em nosso Pacote de poder de cabelo junto com gomas de biotina, creme de minoxidil 5% e xampu e condicionador Thick Fix.

Para concluir

Se você está tentando perder peso, é importante fazer isso com segurança. Os especialistas recomendam ter como objetivo perder 5 a 10 por cento do seu peso corporal inicial nos primeiros seis meses. Uma perda de peso saudável e bem-sucedida envolve mudanças lentas e constantes, não uma perda de peso rápida.

Converse com seu médico antes de fazer qualquer mudança drástica em sua dieta ou ingestão calórica. Seu médico pode ajudá-lo a determinar quanto peso é seguro para você perder e com que rapidez você pode fazer isso.

Para obter mais informações sobre perda de peso saudável, confira nosso guia aprofundado para perder peso a tempo para o verão. Você encontrará dicas e truques para alterar com segurança sua composição corporal por meio dos três métodos a seguir:

  • Ajustando sua dieta
  • Queima calorias através do exercício
  • Aumento da massa muscular

Perder peso pode ser difícil e se você não fizer isso com segurança, você pode acabar com uma nova lista de problemas, incluindo perda de cabelo inesperada. Pegue o que você aprendeu aqui para iniciar sua jornada de perda de peso ou para começar a crescer o cabelo que você perdeu como um efeito colateral da perda de peso.

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Este artigo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. As informações contidas neste documento não substituem e nunca devem ser consideradas para aconselhamento médico profissional. Sempre converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de qualquer tratamento.