O que os peptídeos de colágeno podem e não podem fazer

What Collagen Peptides Can

Dr. Patrick Carroll, MD Revisado clinicamente porPatrick Carroll, MD Escrito por nossa equipe editorial Última atualização em 18/11/2019

Se você se mantiver atualizado sobre as últimas tendências de saúde e bem-estar, sem dúvida já viu as palavras peptídeos de colágeno mencionadas em postagens de blogs, guias e listas dos 10 principais em todo o lugar.

Para a maioria de nós, o colágeno é um ingrediente de produtos para a pele, como cremes anti-envelhecimento, bálsamos e hidratantes. No entanto, o colágeno é na verdade muito mais do que apenas um ingrediente para a pele - é um dos proteínas mais importantes para o tecido conjuntivo do seu corpo.





Seu corpo produz colágeno naturalmente. No entanto, conforme você envelhece, a quantidade de colágeno produzida pelo seu corpo declínios . Os suplementos de peptídeo de colágeno facilitam a manutenção de níveis estáveis ​​de colágeno, contribuindo potencialmente para uma pele, ossos e outros tecidos mais saudáveis.

Abaixo, explicamos o que são os peptídeos de colágeno e o que algumas das evidências dizem sobre o papel que eles podem desempenhar para manter sua pele e corpo em forma e saudáveis. Analisaremos algumas vantagens potenciais oferecidas pelos peptídeos de colágeno que ainda estão em pesquisa, bem como quebraremos alguns dos exageros que não são suportados atualmente por pesquisas.



O que são peptídeos de colágeno?

Os peptídeos de colágeno são um hidrolisado forma de colágeno que você pode adicionar a smoothies, café e outros alimentos e bebidas. A maioria dos peptídeos de colágeno vem na forma de pó, embora alguns sejam vendidos como cápsulas e líquidos.

É hipotetizado que o uso de um suplemento de peptídeo de colágeno potencialmente ajuda a compensar o declínio natural do colágeno que ocorre com a idade.

Antes de entrarmos nos detalhes específicos dos peptídeos de colágeno, é importante explicar o que é o colágeno e as inúmeras maneiras pelas quais seu corpo o usa para crescer e manter pele, ossos, articulações, cabelo e unhas saudáveis.



O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína estrutural essencial que é o principal componente do tecido conjuntivo do seu corpo. Na verdade, é responsável por um terço da proteína total e três quartos do peso seco da pele. Até certo ponto, você pode pensar nisso como um tipo de supercola conectiva que mantém todos os outros componentes que constituem o seu corpo juntos.

A maioria das pessoas associa o colágeno a coisas como pele macia e elástica. Embora isso seja parte do papel que o colágeno desempenha em seu corpo, ele é responsável por muito mais do que apenas manter a pele lisa.

Além de água e gordura, seu corpo é composto de muitas proteínas. Seus músculos, ossos, órgãos, cabelo, pele e unhas consistem principalmente em proteínas diferentes.

Existem inúmeras proteínas diferentes em seu corpo, todas as quais desempenham um papel importante em ajudá-lo a funcionar. Actina e miosina , por exemplo, são abundantes nas células musculares e são responsáveis ​​por processos como a contração muscular.

A hemoglobina, por outro lado, é uma proteína vital encontrada no sangue. É responsável por transportar oxigênio em seu sangue dos pulmões para os outros tecidos de seu corpo.

Em suma, cada proteína em seu corpo desempenha um papel diferente - mas importante - em mantê-lo vivo, saudável, em forma e capaz de fazer as coisas que você precisa fazer.

Das inúmeras proteínas que estão presentes em seu corpo, o colágeno é a mais abundante.

Em outras palavras, se você visse as proteínas do seu corpo como um gráfico de pizza, o colágeno seria cerca de um terço da torta, com as várias outras proteínas em seu corpo, cada uma representando uma fatia menor.

Embora a maioria das pessoas pense no colágeno apenas como colágeno, na verdade existem vários tipos diferentes de colágeno no corpo. Atualmente, identificamos vinte e oito. Destes, os tipos de colágeno I, II e III são os mais comuns. Na verdade, digite I sozinho é responsável por mais de 90 por cento do conteúdo total de colágeno do corpo .

O que o colágeno faz?

O papel do colágeno é fornecer suporte estrutural aos tecidos conjuntivos do corpo, como pele, tendões, ossos, ligamentos e órgãos internos.

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Como mencionamos anteriormente, pode ajudar pensar no colágeno como a supercola do seu corpo - uma proteína que ajuda a manter os outros componentes-chave do tecido saudável juntos.

Por exemplo, o colágeno é uma proteína extremamente comum em sua pele. Na pele, o colágeno desempenha um papel importante no estímulo à produção de novas células cutâneas, ajudando a mantê-la macia, lisa e elástica.

Este processo mantém a sua pele jovem e contribui para prevenir o desenvolvimento de problemas de pele relacionados com a idade, como rugas, pés de galinha e papada.

O colágeno também desempenha um papel importante na função saudável dos órgãos internos. Por exemplo, o colágeno é parte da estrutura de base dos filtros renais. Também está presente no tecido vascular, fígado e pulmões, olhos, intestino e na cartilagem que cobre, protege e conecta seus ossos.

Simplificando, o colágeno é um bloco de construção essencial para uma grande porcentagem da pele e do tecido interno do seu corpo. Sem ele, quase todas as partes do seu corpo - desde sua pele e cabelo até seus órgãos vitais - não podem funcionar.

Então, o que são exatamente os peptídeos de colágeno?

Seu corpo produz naturalmente seu próprio colágeno. O colágeno é secretado por uma série de células diferentes, com o células do tecido conjuntivo que normalmente produzem mais .

A produção de colágeno é geralmente mais alta quando você está na adolescência e no início dos vinte anos. Conforme você envelhece, a produção natural de colágeno do seu corpo começa a diminuir.

Em um estudo de laboratório publicado em The American Journal of Pathology em 2006, os pesquisadores analisaram as biópsias de pele de pessoas com idade entre 18 e 29 anos e as compararam com biópsias de pele de pessoas com 80 anos ou mais. Os resultados indicaram que pessoas mais velhas tiveram uma taxa de síntese de colágeno 75 por cento menor em comparação com pessoas de 18 a 29 anos.

Claro, a produção de colágeno não diminui de repente em 75 por cento quando você chega aos oitenta. Em vez disso, a capacidade do seu corpo de produzir novo colágeno diminui gradualmente a uma taxa de cerca de um por cento a cada ano , a partir dos vinte anos.

O resultado disso declínio gradual na produção de colágeno é a pele mais fina, menos elástica e com aparência mais pronunciada de rugas, linhas do sorriso, bochechas e outros problemas estéticos da pele relacionados ao envelhecimento.

especulação que incluir mais colágeno em sua dieta pode ajudar a desacelerar alguns dos efeitos relacionados à idade resultantes desse declínio gradual na produção de colágeno. Alimentos ricos em colágeno, ou alimentos ricos em aminoácidos que podem contribuir para sua produção, incluem alimentos como peixes, caldo de ossos, clara de ovo, alho, feijão e certas frutas silvestres.

No entanto, fazer mudanças radicais em sua dieta apenas para obter mais colágeno nem sempre é uma coisa fácil de fazer. A quantidade de colágeno em certos alimentos também pode variar - embora a carne do peixe não seja muito rica em colágeno, partes menos apetitosas como a cabeça e a pele são.

É por isso que temos peptídeos de colágeno. Os peptídeos de colágeno são proteínas de colágeno hidrolisadas e biodisponíveis que você pode tomar para complementar a produção natural de colágeno do seu corpo sem fazer grandes mudanças em sua dieta.

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Por que os peptídeos de colágeno são tão populares?

Os peptídeos de colágeno têm crescido tremendamente em popularidade nos últimos anos, principalmente como resultado de blogueiros e entusiastas do bem-estar divulgando os benefícios do colágeno.

De acordo com dados do Google Trends , o número de pessoas que pesquisam online por informações sobre o colágeno mais do que triplicou nos últimos cinco anos. Há também um nível crescente de interesse por alimentos ricos em colágeno, como caldo de ossos e certas carnes.

Como muitas outras tendências de saúde, parte da razão para o aumento repentino do interesse pelo colágeno é a exposição. Mais do que nunca, um número crescente de pessoas está ciente dos benefícios potenciais do colágeno, tanto do ponto de vista geral da saúde quanto do anti-envelhecimento.

Outro motivo é o fator de conveniência. Os peptídeos de colágeno são tão convenientes e fáceis de usar quanto qualquer outro suplemento à base de pó.

Por exemplo, você pode adicioná-los a um smoothie matinal, misturá-los em sua xícara de café ou tomá-los após o treino, como se fosse um shake de proteína.

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Quais são os benefícios potenciais dos peptídeos de colágeno?

A pesquisa sobre os benefícios potenciais dos peptídeos de colágeno ainda está em andamento, o que significa que, embora haja evidências atualmente de que o colágeno pode ter certos benefícios, o suporte adicional para os benefícios dos peptídeos de colágeno está continuamente sendo adicionado ao corpo de pesquisa lá fora.

Listamos alguns dos benefícios potenciais que foram estudados até o momento, juntamente com a pesquisa científica atual por trás de cada um.

O colágeno pode manter sua pele macia e suave

Provavelmente, o maior benefício potencial dos suplementos de colágeno é que eles podem melhorar a aparência da pele. Pesquisar sugere que usar um suplemento de colágeno pode ajudar a retardar certos sinais de envelhecimento, como o declínio relacionado à idade na produção de colágeno.

Como observado acima, o colágeno é de longe a proteína mais abundante na pele, responsável por cerca de 75 por cento do peso seco da sua pele . Conforme você envelhece, é normal que os níveis de colágeno diminuam gradualmente, resultando em níveis mais baixos de elasticidade e enrugamento visível que são comuns na pele de pessoas mais velhas.

A maior parte do declínio na síntese de colágeno é resultado natural do processo de envelhecimento. No entanto, alguns fatores, como fotodanos causados ​​pela exposição ao sol , também pode afetar a capacidade do seu corpo de produzir certos tipos de colágeno.

Estudos de colágeno mostram que o uso regular de suplementos de peptídeo de colágeno pode potencialmente reverter alguns desses danos, contribuindo para uma pele mais lisa, mais elástica e menos enrugada.

Em um estudo de 2014 publicado na Skin Pharmacology and Physiology, os pesquisadores analisaram a elasticidade, umidade, aspereza e perda de água da pele de 69 mulheres com idades entre 35 e 55 anos em um período de quatro semanas.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que usaram 2,5g ou 5g de um suplemento de peptídeo de colágeno tiveram um aumento estatisticamente significativo na elasticidade da pele após quatro semanas. Os peptídeos de colágeno também tiveram uma influência positiva nos níveis de umidade e evaporação da pele das mulheres.

Outro estudo de 2018 descobriram que o uso diário de peptídeos de colágeno melhorou a hidratação da pele e reduziu as rugas em um período de 12 semanas.

Finalmente, um estudo de 2015 descobriram que a suplementação oral com peptídeos de colágeno resultou em aumento da hidratação da pele e níveis mais altos de densidade de colágeno na derme (a camada de pele abaixo da epiderme externa).

Resumindo, o uso de um suplemento de peptídeo de colágeno pode aumentar o conteúdo de colágeno da pele, ajudando-a a se manter macia, elástica e saudável, enquanto reduz o risco de desenvolver rugas.

O colágeno ajuda a construir e manter os músculos

O colágeno é uma proteína, o que significa que os peptídeos de colágeno podem contribuir para a ingestão diária de proteínas. A pesquisa sugere que tomar peptídeos de colágeno fornece seu corpo com um boa fonte de proteína .

Como Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva estados , Um estímulo de exercício agudo, particularmente exercícios de resistência, e ingestão de proteína estimulam a síntese de proteína muscular (MPS) e são sinérgicos quando o consumo de proteína ocorre antes ou depois do exercício de resistência. Assim, se você gosta de malhar, um suplemento de colágeno pode ajudá-lo a obter melhores resultados.

Um estudo publicado pela British Journal of Nutrition em 2015 avaliou o uso de peptídeos de colágeno em 53 homens com 65 anos ou mais com perda muscular relacionada à idade em combinação com um regime de treinamento de resistência. Os participantes do estudo receberam 15g de peptídeos de colágeno ou placebo para tomar dentro de uma hora após o exercício. Depois de três meses, os homens do grupo dos peptídeos de colágeno ganharam mais força e massa muscular do que os homens que seguiram o mesmo programa de exercícios sem usar os peptídeos de colágeno.

Claro, não são apenas os homens mais velhos que se beneficiam da suplementação de colágeno. Em um estudo recente de 25 homens jovens na casa dos 20 anos, os participantes do estudo receberam 15g de peptídeos de colágeno ou placebo todos os dias durante 12 semanas para consumir dentro de uma hora após completar uma sessão de treinamento de resistência. Em geral, no final do estudo, a massa livre de gordura, a massa corporal e a força muscular aumentaram mais no grupo do peptídeo de colágeno em comparação com o grupo do placebo.

Se você é fisicamente ativo, adicionar peptídeos de colágeno à sua rotina diária pode tornar mais fácil atingir a ingestão de proteína desejada. Isso pode contribuir para melhores ganhos musculares e de força a longo prazo, bem como uma melhor recuperação após o exercício.

Com isso dito, é importante notar que o colágeno não é uma proteína perfeita para a síntese de proteína muscular e desempenho esportivo. Ao contrário do soro de leite, da caseína e da proteína encontrada na carne, o colágeno é leve na leucina - um aminoácido essencial para construir e reparar o tecido muscular.

Isso significa que, embora os peptídeos de colágeno possam ajudá-lo a construir e manter os músculos, é melhor não confiar totalmente neles. Em vez disso, tente adicionar colágeno a uma dieta equilibrada que é rica em diferentes fontes de proteína.

A suplementação de colágeno pode ajudá-lo a ficar satisfeito

Embora não haja nenhuma evidência de que o colágeno queima gordura por si só, há é evidências que sugerem que a ingestão de suplementos de colágeno como parte de uma refeição pode fazer você se sentir saciado por mais tempo, o que, por sua vez, pode ajudá-lo a seguir uma dieta alimentar.

Em um estudo de 24 jovens adultos saudáveis , um café da manhã contendo gelatina resultou em uma redução do apetite no almoço três horas depois, em comparação com um café da manhã contendo caseína, soja e proteínas do soro de leite. No entanto, o café da manhã usado para este estudo também continha outras fontes de proteína, tornando difícil tirar uma conclusão clara.

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Em suma, embora o colágeno não seja uma substância que queima gordura, há algumas evidências de que pode ajudar a suprimir o apetite e mantê-lo saciado por mais tempo.

O colágeno pode apoiar a saúde muscular e articular

Além disso, existem outros estudos que mostram que o colágeno pode promover a saúde das articulações e apoiar a recuperação muscular após o exercício. Um Estudo de atletas de 24 semanas - um grupo com risco particularmente alto de dores musculares e nas articulações - que tomou 10g de hidrolisado de colágeno ou placebo, descobriu que os atletas que tomaram colágeno tiveram melhora significativa na dor nas articulações.

Outro estudo também testou colágeno efeitos potenciais na recuperação muscular e descobriram que, em um pequeno grupo de homens que tomaram 20g de peptídeos de colágeno diariamente, os atletas que consumiram colágeno tiveram recuperação muscular moderada e melhoraram a dor muscular 48 horas após o exercício.

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Peptídeos de colágeno podem melhorar a saúde das unhas

Existem algumas evidências de que os peptídeos de colágeno podem contribuir para unhas mais saudáveis.

Em um estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology em 2017, o uso diário de peptídeos de colágeno bioativos resultou em um aumento de 12% na taxa de crescimento das unhas, menos casos de unhas quebradiças e uma melhora geral na aparência das unhas.

Quais afirmações não são apoiadas por evidências?

Pesquise online por informações sobre colágeno e há uma boa chance de você topar com um guia ou postagem de blog recomendando-o como um tratamento para tudo, desde acne até ossos quebrados, calvície de padrão masculino e até doenças cardíacas.

Embora esses benefícios possam parecer atraentes à primeira vista, nem todas as afirmações feitas sobre o colágeno são sustentadas por evidências. Vimos algumas dessas reivindicações abaixo.

Suplementos de colágeno tratam e previnem acne

Embora o uso de um suplemento de colágeno tenha mostrado melhorar a aparência geral da sua pele, não há evidências de que o colágeno trate ou previna a acne.

A acne é causada por um acúmulo de sebo e células mortas da pele. Quando estes se acumulam dentro de um poro, pode causar o aparecimento de uma espinha. Tratamentos como tretinoína tópica , isotretinoína oral e uma variedade de produtos sem prescrição médica podem ajudar a reduzir o risco de acne.

Peptídeos de colágeno ajudam a controlar o eczema

Assim como a acne, não há evidência científica de que o colágeno previna ou ajude a controlar os sintomas do eczema. Também não há evidências científicas que sugiram que os suplementos de colágeno podem tratar ou curar a psoríase e outras doenças de pele relacionadas ao sistema imunológico.

Colágeno pode reparar um intestino gotejante

O colágeno é frequentemente recomendado como um tratamento natural para a síndrome do intestino permeável - uma condição médica hipotética não reconhecido pela medicina convencional que afirmam levar a uma ampla gama de condições de saúde comuns, muitas vezes graves.

Embora o aumento da permeabilidade intestinal seja uma condição médica reconhecida, muitas das afirmações feitas sobre o intestino permeável não são apoiadas por evidências científicas. Isso inclui a alegação de que o uso de suplementos de colágeno pode tratar, reparar ou curar um intestino gotejante.

O colágeno queima diretamente a gordura

Ao contrário de certas afirmações que você pode ver online, não há evidências de que o colágeno queima gordura diretamente. O colágeno não é um estimulante e não foi comprovado que aumente a taxa metabólica ou afete a quantidade de energia que você queima ao longo de um dia.

Como vimos acima, há algumas evidências de que a incorporação de peptídeos de colágeno em uma refeição pode fazer você se sentir saciado por mais tempo, o que pode tornar mais fácil seguir uma dieta para perder peso. No entanto, tomar colágeno sozinho não fará com que seu corpo queime gordura.

Peptídeos de colágeno ajudam você a dormir

Esta é outra afirmação comum que pode ser encontrada circulando na Internet. Embora o colágeno seja rico em glicina, um aminoácido que está ligado a uma série de benefícios potenciais para o sono, não há nenhuma evidência de que tomar peptídeos de colágeno antes de dormir o ajudará a adormecer ou permanecer adormecido.

Para concluir

O colágeno é uma proteína essencial produzida pelo corpo. À medida que envelhecemos, nossos corpos produzem cada vez menos. Muitos alimentos contêm colágeno, mas também existem suplementos de várias formas contendo peptídeos de colágeno que podem ser adicionados à dieta.

Uma vez que os peptídeos de colágeno vêm em forma de pó (bem como em líquidos, cápsulas e até gomas), é fácil adicioná-los a smoothies, sua xícara de café da manhã ou até mesmo um shake de proteína pós-treino.

A pesquisa está em andamento, mas há evidências sólidas de que aumentar a quantidade de colágeno que você - seja por meio de alimentos ricos em colágeno ou suplementos de colágeno - pode trazer vários benefícios.




Este artigo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. As informações contidas neste documento não substituem e nunca devem ser consideradas para aconselhamento médico profissional. Sempre converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de qualquer tratamento.