O que comer para o crescimento do cabelo: 15+ melhores alimentos para experimentar

What Eat Hair Growth

Kristin Hall, FNP Revisado clinicamente porKristin Hall, FNP Escrito por nossa equipe editorial Última atualização 06/02/2021

Sua alimentação desempenha um papel fundamental em muitos aspectos do seu bem-estar, desde a saúde cardiovascular até a composição corporal, força física e até mesmo a sua aparência.

Ele também desempenha um papel surpreendentemente grande no crescimento do seu cabelo. Assim como comer a comida certa pode mantê-lo magro, saudável e em forma, a dieta certa pode ajudar a estimular o crescimento do cabelo e mantê-lo espesso, forte e saudável conforme você envelhece.





Uma grande variedade de alimentos tem impacto no crescimento do cabelo, de vegetais folhosos como espinafre a frutos do mar, carne vermelha, feijão, nozes e outros.

Embora comer esses alimentos não reverta a queda de cabelo causada pela calvície de padrão masculino, os nutrientes que eles contêm atuam como blocos de construção para o seu cabelo, fornecendo ao seu corpo os recursos de que ele precisa para mantê-lo em ótimas condições.



A seguir, explicamos como a dieta pode se encaixar em sua rotina de cuidados com o cabelo para estimular o crescimento e manter seu cabelo saudável. Também listamos mais de 15 alimentos que você pode incorporar em sua dieta para uma saúde ideal e crescimento do cabelo.

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Dieta e cabelo: o básico

  • Seu cabelo é feito de várias proteínas diferentes , incluindo queratina. Uma variedade de nutrientes desempenha um papel na produção de queratina, incluindo proteínas e vitaminas comuns.

  • Se você é deficiente em certas vitaminas, minerais e nutrientes, isso pode afetar sua capacidade de deixar o cabelo crescer e causar desbaste, queda e outros sintomas.

  • Uma vez que a calvície de padrão masculino é causado por hormônios e genética em vez de nutrientes, mudar sua dieta não irá impedi-lo de ficar careca ou com tendência à queda de cabelo.

  • No entanto, seguir uma dieta amiga do cabelo pode melhorar seus resultados se você usar medicamentos como finasterida e / ou minoxidil para tratar a calvície de padrão masculino.

  • Muitos alimentos comuns têm o potencial de melhorar o crescimento do cabelo, incluindo ovos, frutos do mar, carne vermelha e certas frutas e vegetais.

  • Muitos desses alimentos são baratos, o que significa que você não precisa de um grande orçamento para adicioná-los à sua dieta regularmente.

Os melhores alimentos para o crescimento do cabelo

Embora não haja evidências de que sua dieta tenha qualquer efeito sobre a perda de cabelo devido à calvície de padrão masculino (um problema que é causado por uma combinação de sua genética e o hormônio DHT ), alguns alimentos contêm nutrientes que ajudam a criar e manter o cabelo.

Listamos mais de 15 desses alimentos abaixo, junto com mais informações sobre vitaminas, minerais e outros nutrientes específicos para os cabelos que cada alimento contém.



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Ovos

Os ovos são ricos em vitaminas, minerais e nutrientes que são importantes para o crescimento ideal do cabelo e o bem-estar geral.

Um dos maiores benefícios dos ovos é que eles são uma fonte rica em proteínas dietéticas. A proteína desempenha um papel importante não apenas no crescimento do cabelo, mas também no crescimento da pele, unhas, músculos e outros tecidos do corpo.

Os ovos também são ricos em biotina - uma vitamina B que desempenha um papel essencial na promoção do crescimento do seu cabelo. Como já falamos em nosso guia completo para crescimento de biotina e cabelo , a pesquisa mostra que as pessoas com deficiência em biotina costumam ter queda de cabelo e desbaste.

Um ponto importante a ser observado é que os ovos crus também contêm avidina - uma glicoproteína que pode se ligar à biotina e impedir que ela seja absorvida pelo trato gastrointestinal. Felizmente, o avadin é desnaturado pelo cozimento de ovos, tornando mais fácil evitar que interfira na absorção da biotina.

Além da biotina e da proteína, os ovos também são uma ótima fonte de zinco, ferro, cálcio, colina e outros nutrientes que ajudam a mantê-lo em forma e saudável.

Embora haja debate sobre os efeitos do colesterol nos ovos na saúde do coração, mostra de pesquisa que comer ovos com moderação não está associado a um risco aumentado de doenças cardíacas em pessoas saudáveis.

Salmão, cavala e outros peixes gordurosos

Salmão, cavala e outros peixes gordurosos há muito são associados à saúde do coração. Eles também são ricos em ácidos graxos ômega-3 e outros nutrientes que têm sido associados à melhoria da saúde e do crescimento do cabelo.

O Escritório de suplementos dietéticos lista salmão, cavala, atum, arenque, sardinha e outros peixes de água fria com alto teor de gordura como fontes naturais de ácidos graxos ômega-3.

Embora poucos estudos estejam disponíveis, algumas pesquisas descobriram que os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a estimular o crescimento do cabelo e agir contra a queda de cabelo.

Por exemplo, um estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology descobriram que as mulheres que usaram um suplemento de ômega-3, ômega-6 e antioxidante observaram melhorias na densidade do cabelo ao longo de seis meses.

Os ácidos graxos ômega-3 também têm vários outros benefícios potenciais à saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas, doença de Alzheimer e certas formas de câncer e prevenção de uma série de problemas de pele associados à deficiência de ômega-3.

Além dos ácidos graxos ômega-3, peixes gordurosos de água fria, como o salmão, também são uma ótima fonte de proteína dietética e vitaminas que não agridem os cabelos, como a biotina.

Abacate

Os abacates são amplamente conhecidos como uma fonte de gorduras que não agridem o coração. Eles também são ricos em nutrientes que podem contribuir para o crescimento do cabelo, incluindo vitaminas C e E importantes que fornecem proteção contra o estresse oxidativo.

Nutrientes importantes contido em abacates incluem folato, magnésio, potássio, niacina (vitamina B3) e vitaminas C, E e K.

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Destes, a niacina é particularmente interessante por seus efeitos potenciais no crescimento do cabelo. Algumas pesquisas, incluindo um estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology , descobriu que a niacina pode aumentar a plenitude do cabelo em pessoas com padrão de queda de cabelo.

No entanto, é importante notar que este foi um estudo piloto para examinar a aplicação tópica de dois derivados de niacina diferentes - nicotinato de tetradecila e nicotinato de octilo - e seus efeitos sobre o volume do cabelo em mulheres com alopecia.

Os abacates também podem melhorar a absorção pelo corpo de outras vitaminas e nutrientes solúveis em gordura, incluindo as vitaminas A, D, E e K. Muitos deles, incluindo as vitaminas A, D e E, estão ligados ao crescimento saudável do cabelo .

Espinafre

O espinafre é frequentemente referido como um superalimento devido à quantidade significativa de vitaminas, minerais e nutrientes que contém.

Embora Popeye possa não ser o melhor porta-voz dos benefícios relacionados ao cabelo do espinafre (ele usa aquele chapéu de marinheiro por um motivo, você sabe), o espinafre é cheio de nutrientes importantes que podem promover o crescimento do cabelo.

Um deles é ferro , que desempenha um papel fundamental no transporte de nutrientes através do sangue para o cabelo e outras partes do corpo. Espinafre é rico em ferro, com cerca de 2,7 mg de ferro, ou um terço da ingestão recomendada para homens adultos, encontrado em uma única porção de 100 gramas de espinafre.

Embora o ferro no espinafre não seja absorvido tão bem como outras fontes de ferro, o espinafre também é rico em vitamina C, o que pode melhorar absorção de ferro não heme .

Um estudo de 2013 realizado na Coreia do Sul descobriram que tanto homens quanto mulheres com padrão de queda de cabelo freqüentemente têm níveis mais baixos de ferro do que seus pares, sugerindo que a ingestão de ferro pode ter um efeito no crescimento do cabelo, dependendo da idade e de outros fatores hormonais.

Bife de cordeiro

Cortes magros de carne vermelha, como boi e cordeiro, são ricos em proteínas e ferro que permitem que seu corpo transporte nutrientes e cresça cabelos saudáveis.

Como mencionamos anteriormente, seu cabelo é composto principalmente de uma proteína chamada queratina. Quando sua dieta não contém uma quantidade suficiente de proteína, seu cabelo pode entrar em um estado de repouso, levando a queda, desbaste e perda de cabelo perceptível.

Geralmente, isso acontece quando as pessoas fazem dietas radicais ou outros estados de desnutrição em que reduzem significativamente a ingestão de proteínas.

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carne vermelha é rico em proteínas. Por exemplo, 100 gramas de lombo de vaca grelhado com qualquer excesso de gordura aparado contém 29 gramas de proteína, ou mais de um terço do ingestão diária recomendada para um homem de 180 libras.

Os cortes magros e ricos em proteínas incluem olho e topo redondo, ombro achatado, lombo, flanco, tri-tip, T-bone e lombo. Outros cortes de carne bovina também contêm muita proteína, mas podem ter um teor mais alto de gordura saturada.

Assim como o espinafre, a carne vermelha também é rica em ferro, o que a torna uma parte importante de sua dieta para evitar a perda de cabelo por deficiência de ferro.

Amêndoas e outras nozes

Amêndoas e outras nozes são ricas em nutrientes que podem promover o crescimento do cabelo, incluindo ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, biotina e vitamina E.

Uma porção de ¼ xícara de amêndoas contém 1,5 microgramas de biotina, ou aproximadamente 5% de sua ingestão diária recomendada. Amêndoas também são ricos em vitamina E, que pode ter benefícios específicos para prevenir a queda de cabelo e promover o crescimento do cabelo.

Um pequeno estudo (21 participantes) descobriram que a suplementação com tocotrienóis, que fazem parte da família da vitamina E, produziu um aumento significativo na contagem de cabelos em um período de oito meses. Os pesquisadores notaram que isso pode ser devido ao seu efeito antioxidante.

Amêndoas e outras nozes também são ótimas fontes de gorduras e proteínas saudáveis, ambas importantes para a saúde ideal do cabelo.

Uma porção de uma xícara de amêndoas fatiadas contém 19,5 gramas de proteína . Pistácios, castanhas do Brasil e outros tipos comuns de nozes também são ricos em proteínas, contendo aproximadamente 18 gramas a 25+ gramas por xícara.

Além de melhorar potencialmente o crescimento do cabelo, a pesquisa mostra que muitas nozes ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Por exemplo, um estudo descobriram que comer amêndoas reduziu os fatores de risco de doenças coronárias em pessoas com colesterol alto. Pesquisar também mostrou que outras nozes têm benefícios para a saúde do coração, o que faz com que valha a pena priorizá-las em sua dieta.

Feijão e Soja

Como as nozes, o feijão é uma excelente fonte de proteína não animal, bem como outros nutrientes que podem desempenhar um papel no estímulo e suporte ao crescimento do cabelo.

O feijão é rico em ferro, o que o torna um ótimo complemento para sua dieta se você estiver preocupado com a queda de cabelo causada por deficiência de ferro. Uma porção de uma xícara de feijão branco contém 8 miligramas de ferro, ou aproximadamente 44 por cento da ingestão diária recomendada.

Da mesma forma, uma xícara de feijão enlatado contém 4 miligramas de ferro, ou cerca de 22% de sua ingestão diária.

Feijão também é rico em zinco , um oligoelemento essencial que alimenta o sistema imunológico, o crescimento celular e processos corporais importantes, como a cicatrização de feridas.

A perda de cabelo é um sintoma bem conhecido de deficiência de zinco . Embora a deficiência de zinco seja menos comum nos Estados Unidos do que nos países em desenvolvimento, pesquisar mostra que muitos adultos, principalmente adultos mais velhos, têm uma ingestão de zinco abaixo do nível recomendado.

Embora o feijão branco e o feijão vermelho sejam bons acréscimos à sua dieta, a soja pode oferecer vantagens exclusivas para o crescimento do cabelo.

Soja são ricos em um composto de poliamina chamado espermidina, que pode fornecer efeitos antioxidantes, antiinflamatórios e anti-envelhecimento.

A pesquisa descobriu que a espermidina pode estimular o crescimento do cabelo. Por exemplo, um estudo publicado na PLOS One em 2011 descobriram que a espermidina prolongou a fase de crescimento do ciclo de crescimento do cabelo e promoveu o alongamento da haste do cabelo nos folículos capilares humanos.

É importante observar que esta pesquisa foi realizada em folículos capilares em um ambiente de laboratório controlado e esterilizado, não em participantes humanos.

Um estudo diferente de 2017 analisou os efeitos de uma espermidina no crescimento do cabelo em homens e mulheres saudáveis. Este estudo descobriu que a espermidina prolongou a fase anágena (crescimento) do ciclo do cabelo nos participantes, o que significa que pode ser benéfica para o tratamento da queda de cabelo.

Além de seu conteúdo de espermidina, a soja também é um ótima fonte de proteína . Uma xícara de soja contém 33,2 gramas de proteína, ou quase metade da ingestão diária mínima recomendada para um homem de 180 libras.

Sementes

Como feijão e nozes, sementes de girassol, sementes de linho, sementes de abóbora e outras sementes populares são todas ótimas fontes de nutrientes que não agridem os cabelos, como selênio e zinco.

Por exemplo, uma porção de 30 gramas de sementes de abóbora secas contém 2,2 miligramas de zinco, ou 20% da ingestão diária recomendada.

Muitas sementes também contêm vitaminas que podem ajudar no crescimento do cabelo. Por exemplo, as sementes de girassol contêm 76 por cento da dieta recomendada para vitamina E por onça , tornando-os uma das melhores fontes naturais deste importante antioxidante.

Como mencionamos acima, ao discutir amêndoas e outras nozes, tocotrienóis - produtos químicos que estão na família da vitamina E - têm sido associados a aumentos na contagem de cabelo em pesquisa científica .

Muitas sementes também são excelentes fontes de proteína. Por exemplo, sementes de girassol contém 20,78 gramas de proteína por 100 gramas. Similarmente, sementes de abóbora contêm impressionantes 30,3 gramas de proteína por porção de 100 gramas.

Ostras

Ostras são uma fonte fantástica de zinco, tornando-os ideais para manter níveis saudáveis ​​de zinco e evitar a queda de cabelo devido à deficiência de zinco.

Uma porção de 85 ml de ostras fritas contém 74 miligramas de zinco, ou 673% da ingestão diária recomendada. Na verdade, as ostras têm a maior quantidade de zinco por porção de qualquer tipo de alimento.

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Além do zinco, as ostras são ricas em outros nutrientes. Eles são ricos em selênio, que é ligado à pigmentação de cabelo saudável. As ostras também contêm ferro, vitamina V12 e vitamina D, todos ligados à promoção do fluxo sanguíneo ideal ou a certos aspectos do crescimento do cabelo.

Bagas

Bagas são ricas em vitamina C , que desempenha um papel importante no processo de síntese de colágeno para sua pele, unhas e cabelo.

Embora ainda não saibamos se o colágeno melhora a saúde do cabelo, existem teorias que o colágeno pode ajudar a prevenir o enfraquecimento do cabelo e retardar o processo de envelhecimento do cabelo.

Além de seus efeitos na síntese de colágeno, o vitamina C em frutas vermelhas desempenha um papel na absorção do ferro, ajudando a prevenir a queda de cabelo causada pela deficiência de ferro.

A maioria das bagas contém grandes quantidades de vitamina C, incluindo morangos, mirtilos, framboesas e amoras. Morangos são especialmente ricos em vitamina C, com 49 miligramas, ou 54% do valor diário, por ½ xícara de porção.

Batatas doces

A batata-doce contém grandes quantidades de beta-caroteno, um importante antioxidante que dá à polpa da batata-doce sua cor laranja.

O beta-caroteno é conhecido como pró-vitamina - um carotenóide que é convertido em vitamina A por seu corpo. Betacaroteno é uma fonte importante de vitamina A. Na verdade, junto com outros carotenóides, é responsável por cerca de 50 por cento da ingestão média de vitamina A recomendada por uma pessoa.

A pesquisa sugere que os derivados da vitamina A, como retinóides , pode desempenhar um papel no crescimento da pele e do cabelo. No entanto, há pouca pesquisa sobre os efeitos da ingestão dietética de beta-caroteno na saúde do cabelo.

Como discutimos em nosso guia de vitaminas para crescimento do cabelo , consumir uma quantidade saudável de vitamina A é importante para o crescimento ideal do cabelo. No entanto, consumir quantidades excessivas de vitamina A pode acabar tendo um efeito negativo no crescimento do cabelo.

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Felizmente, uma vez que a batata-doce e outros alimentos ricos em beta-caroteno (como abóbora, espinafre e couve) são satisfatórios, saudáveis ​​e relativamente baixos em calorias, comer em excesso esse tipo de alimento não é muito arriscado.

Outras opções para promover o crescimento do cabelo

Se você está começando a perder seu cabelo, fazer mudanças em sua dieta pode dar a seu corpo os nutrientes de que ele precisa para um crescimento saudável de cabelo.

No entanto, seguir uma dieta saudável para os cabelos nem sempre significa que você vai parar de perder cabelo. A perda de cabelo é um problema complexo e multifacetado que pode ser causado por fatores hormonais, sua genética, sua dieta e até mesmo certas doenças e condições médicas.

Na maioria das vezes, a queda de cabelo é o resultado de calvície masculina - uma forma de queda de cabelo causada por uma combinação de fatores genéticos e hormonais.

Se você notou sinais de queda de cabelo e pensar que a calvície de padrão masculino é a razão, sua melhor aposta é usar medicamentos aprovados pela FDA e baseados na ciência, isoladamente ou em combinação com uma dieta que promova o crescimento do cabelo.

Os seguintes medicamentos comprovadamente tratam a queda de cabelo e promovem o crescimento de cabelo em homens:

  • Finasterida. Este medicamento para o seu corpo da conversão de testosterona em DHT, o hormônio que causa a calvície de padrão masculino. Ele só está disponível com uma receita válida e precisa ser usado de forma consistente para resultados duradouros.

    Oferecemos finasterida online. Nosso guia sobre o que você deve saber sobre a finasterida aborda como a finasterida funciona, seus benefícios como um tratamento para a perda de cabelo e seus potenciais efeitos colaterais com mais detalhes.

Além da medicação, outros produtos podem ajudar a estimular o crescimento do cabelo e protegê-lo de danos:

  • Champô anti-queda de cabelo. Muitos shampoos contêm ingredientes bloqueadores de DHT que podem reduzir os níveis de DHT no couro cabeludo e prevenir a queda de cabelo. Nosso guia completo para shampoos bloqueadores de DHT discute esses produtos com mais detalhes.
  • Condicionador. Condicionadores como o nosso Condicionador de correção espessa são projetados para manter seu cabelo hidratado e saudável para estimular e facilitar o crescimento ideal.
  • Suplementos de biotina. Embora a biotina não previna a calvície de padrão masculino, usar um suplemento de biotina pode ser útil se você for deficiente. Nosso guia completo de suplementos de biotina fala mais sobre os benefícios potenciais desta vitamina B que não agride os cabelos.

Para concluir

Se você está perdendo seu cabelo devido à calvície de padrão masculino, ajustar sua dieta provavelmente não o impedirá de cair.

No entanto, comer alimentos mais amigos do cabelo oferece uma série de benefícios. Em combinação com um tratamento de base científica real para a calvície de padrão masculino, os alimentos listados acima podem ajudar a fornecer ao seu corpo os nutrientes de que necessita para alimentar o crescimento saudável e sustentável do cabelo.

Melhor ainda, muitos deles oferecem benefícios adicionais à saúde, de melhor saúde cardiovascular a um sistema imunológico mais forte, inflamação reduzida e muito mais.

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Este artigo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. As informações contidas neste documento não substituem e nunca devem ser consideradas para aconselhamento médico profissional. Sempre converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de qualquer tratamento.