O que é ansiedade altamente funcional e como enfrentá-la

What Is High Functioning Anxiety

Angela Sheddan Revisado clinicamente porAngela Sheddan, DNP, FNP-BC Escrito por nossa equipe editorial Última atualização em 17/05/2021

Você é do tipo que descreve cada cenário de pior caso?Talvez você passe horas pesquisando até mesmo as coisas mais mundanas para se sentir preparado ao máximo.

Ou talvez você repita conversas de trabalho em sua cabeça indefinidamente, se perguntando se deveria ter respondido de forma diferente.





Se esse tipo de pensamento atinge sua casa, você pode estar lidando com ansiedade .

Lidar com um transtorno de ansiedade não é incomum. Na verdade, uma estimativa 19,1 por cento de todos os adultos americanos são afetados por algum tipo de transtorno de ansiedade a cada ano.



E, como a maioria dos problemas de saúde mental, a ansiedade pode variar em termos de tipo e gravidade.Na verdade, 43,5 por cento das pessoas com uma ordem de ansiedade apresentam apenas um comprometimento leve.

Tradução: eles são capazes de funcionar extremamente bem na vida ao lidar com essa forma de ansiedade. Algumas pessoas chamam isso de ansiedade de alto funcionamento.

Mas só porque alguém pode funcionar com este tipo de ansiedade, não significa que não seja frustrante - e não significa que eles tenho para funcionar com ele.



O que exatamente é ansiedade altamente funcional?

A ansiedade de alto funcionamento se enquadra no que é chamado Transtorno de ansiedade generalizada (TAG), que se caracteriza por preocupação excessiva e persistente com uma série de coisas - como finanças, saúde, trabalho ou família.

Se você está funcionando bem ou tem um caso leve, isso significa que você pode sofrer com isso, mas ainda é capaz de funcionar bem na vida.

Por exemplo, alguém com alto nível de ansiedade funcional pode passar a noite se virando e se revirando com medo de ter que fazer uma apresentação no trabalho.

Mas quando chega a hora de apresentar? Ninguém que os estivesse assistindo saberia que eles estavam lidando com pensamentos ansiosos durante a apresentação.

Alguém com ansiedade funcional elevada pode até ter muito sucesso no trabalho ou na vida porque sua ansiedade os impulsiona a se preparar e a se esforçar muito.

Uma coisa importante a saber: ansiedade de alto funcionamento não é um diagnóstico médico, mas sim um termo coloquial.

Outra coisa para saber? Muitas pessoas que lidam com um transtorno de ansiedade também lidam com outro transtorno ou doença física.

As coisas comuns com as quais as pessoas com ansiedade também lidam incluem dores de cabeça, síndrome do intestino irritável, distúrbios do sono e muito mais.

Tratamento da ansiedade de alto funcionamento

Felizmente, você pode tratar a ansiedade de alto funcionamento. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer por conta própria ou com a ajuda de um profissional médico ou psicológico.

mila kunis e natalie portman

Terapia

Psicoterapia , às vezes chamada de psicoterapia, é um tratamento muito comum para ansiedade de alto funcionamento.

Especificamente, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é muito eficaz.

Geralmente, a TCC é muito voltada para a solução e ajuda as pessoas a identificar o que está causando ansiedade e a sugerir diferentes maneiras de pensar e se comportar.

Existem muitos profissionais de saúde mental licenciados por aí que oferecem esse tipo de terapia para ajudar as pessoas a lidar com a turbulência da ansiedade.

Pesquisar descobriu que as pessoas que sofrem de ansiedade e usam a TCC têm melhores resultados quando se trata de enfrentamento do que aquelas que não o fazem.

A TCC pode ser feita em uma sessão pessoal, individual virtual ou em terapia de grupo.

Não importa o formato que você escolher, não é incomum para um terapeuta dar lição de casa entre as sessões para ajudá-lo a melhorar suas habilidades de enfrentamento.

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Remédios

Se você está aberto a tomar medicamentos, existem alguns que são usados ​​para tratar a ansiedade de alto funcionamento.

A parceria com um profissional de saúde o ajudará a identificar qual é o melhor para sua situação específica.

Frequentemente, inibidores seletivos da recaptação da serotonina (também conhecidos como SSRIs) são os vamos para quando se trata de tratar a ansiedade.Os SSRIs comumente prescritos incluem:

Enquanto medicação não vai cura a ansiedade, pode ajudar a controlá-la.

Geralmente, os SSRIs demoram um pouco antes de entrarem em ação.Portanto, é importante dar a eles uma chance por algumas semanas antes de julgar se eles estão ajudando ou não.

Outra coisa a saber é que eles também podem piorar um pouco sua ansiedade antes de melhorá-la.

Ao trabalhar com um profissional de saúde, você pode discutir maneiras de lidar com isso, caso aconteça com você.

Ajustes de estilo de vida

Além da terapia e da medicação, fazer ajustes em alguns de seus hábitos diários pode ajudar. Estes são alguns dos hábitos de vida mais benéficos:

Exercício regular

Suar a camisa é importante por vários motivos. A falta de exercícios não é apenas prejudicial à sua saúde física, mas também pode afetar sua saúde mental - incluindo tipos de transtornos de ansiedade e depressão.

Pesquisar mostrou quão benéfico pode ser se você tiver ansiedade, incluindo ansiedade de alto funcionamento. Pessoas que se exercitam regularmente têm menos ansiedade.

Em particular, movimentos conscientes como ioga e tai chi têm sido encontrado para diminuir a ansiedade.Portanto, considere inscrever-se em uma sessão de ioga virtual ou em uma aula de Tai Chi ao ar livre.

Durma um pouco

É praticamente impossível estar de bom humor quando você não dorme bem.

Porém, mais do que deixá-lo mal-humorado, os maus hábitos de sono podem, na verdade, aumentar a ansiedade.

Isso porque o sono é necessário para reabastecer os neurotransmissores em seu cérebro que são responsáveis ​​pela regulação do humor.

Se você não dorme bem, eles não são reabastecidos e a ansiedade pode tomar conta de você.

Além do mais, um estude descobriram que as pessoas que não dormem têm muito mais probabilidade de classificar imagens neutras como negativas.

Isso significa que, sem uma boa noite de sono, você tem mais probabilidade de ver as situações e ocorrências cotidianas como negativas - o que pode contribuir muito para a ansiedade.

De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, adultos entre 18 e 60 anos precisam de pelo menos sete horas por noite .

Algumas coisas que podem ajuda você dorme melhor:

  • Vá para a cama quase na mesma hora todas as noites e levante-se mais ou menos na mesma hora.
  • Durma em um quarto escuro e silencioso.
  • Remova os dispositivos eletrônicos de seu quarto - acredita-se que a luz azul que eles emitem afeta o sono.
  • Pule grandes refeições, cafeína e álcool antes de dormir.

Técnicas Calmantes

Tentando não ficar ansioso quando você está uma grande bola de estresse? Sim, isso é praticamente impossível.

Mas fazer desaparecer os estressores do dia a dia? Bem, isso também é praticamente impossível.

É por isso que encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse pode ajudar em sua batalha contra a ansiedade de alto funcionamento.

Pesquisas descobriram que a meditação pode desestressar você e aliviar a ansiedade.Isso porque quando você medita, você é forçado a estar no momento e não pensar sobre todas as coisas que o deixam ansioso.

Outro truque útil (e divertido!) Para aliviar a ansiedade de alto funcionamento: saia com seus amigos.

Embora possa ser tentador se isolar quando você se sente estressado e ansioso, sentir o apoio de entes queridos pode ajudá-lo a se acalmar e a colocar as coisas em perspectiva.

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Conclusão da ansiedade de alto funcionamento

Como você pode ver, existem muitas maneiras de lidar com a ansiedade de alto funcionamento - e você deve fazer isso. Só porque você pode gerenciar sua vida enquanto lida com esse tipo de ansiedade, não significa que você deve.

Horário de agendamento para um avaliação psiquiátrica online , procurar medicamentos e fazer algumas mudanças no estilo de vida podem colocá-lo no caminho para sentir menos estresse e ansiedade.

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12 fontes

Este artigo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. As informações contidas neste documento não substituem e nunca devem ser consideradas para aconselhamento médico profissional. Sempre converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de qualquer tratamento.