Qual é o melhor remédio para dormir? Opções naturais, OTC e de prescrição comparadas

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Kristin Hall, FNP Revisado clinicamente porKristin Hall, FNP Escrito por nossa equipe editorial Última atualização 10/11/2020

Lutando para adormecer? Dormir a quantidade certa é vital para manter uma saúde ótima , com sono de má qualidade afetando tudo, desde seu estado de alerta, níveis de energia e função cerebral até seu sistema imunológico.

Infelizmente, muitas pessoas têm dificuldade em dormir o suficiente. De acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças , cerca de 35 por cento dos adultos americanos têm uma curta duração do sono, o que significa que dormem menos de sete horas por noite.





Parte disso é provavelmente devido a agendas lotadas. Outra parte provavelmente se deve ao fato de que, para muitas pessoas, simplesmente adormecer nem sempre é fácil. Todo ano, cerca de um quarto de todos os americanos lidam com insônia , tornando a obtenção de uma noite inteira de sono um sério desafio.

Digite o auxílio para dormir. De produtos sem prescrição vendidos em sua farmácia local a medicamentos prescritos, há uma variedade de soníferos disponíveis que prometem uma noite de sono melhor e um fim rápido e conveniente para a insônia.



Abaixo, vimos os soníferos que estão atualmente no mercado e investigamos a ciência por trás de como cada um funciona. Nossa lista cobre tudo, desde medicamentos para dormir à base de ervas até uma ampla variedade de medicamentos sem receita e prescritos para facilitar o adormecimento.

Se você costuma ter dificuldade para adormecer, ou se está simplesmente procurando um remédio para dormir seguro e eficaz para usar após dias estressantes, você encontrará tudo o que precisa saber abaixo.

Sleep Aids: Uma Visão Geral

Pesquise soníferos online e você rapidamente encontrará milhares de produtos diferentes com centenas de fórmulas diferentes, cada uma promovida como a opção mais eficaz do mercado.



Quase todos esses soníferos podem ser classificados em uma das três categorias:

  • Auxiliares de sono naturais. Geralmente são suplementos de ervas que contêm ingredientes como raiz de valeriana, lavanda e passiflora. Soníferos desse tipo são fáceis de comprar em sites de compras online como a Amazon e em sua loja local de alimentos saudáveis.
  • SIDA para dormir sem receita. Geralmente são medicamentos desenvolvidos para melhorar o sono que não exigem receita médica. Os medicamentos para dormir vendidos sem prescrição médica incluem a doxilamina (Unisom® ou GoodSense®) e a melatonina.
  • SIDA de sono de prescrição. Esses são medicamentos para dormir que exigem prescrição de um profissional de saúde. Medicamentos para dormir de prescrição populares incluem zolpidem ( Ambien® ), doxepina ( Silenor® ) e ramelteon ( Rozerem® )

Para facilitar a localização de informações úteis, usamos as categorias abaixo ao comparar os vários soníferos atualmente no mercado.

Auxiliares naturais para dormir

Existem inúmeros soníferos naturais no mercado, a maioria dos quais formulados com ingredientes à base de ervas. Listamos sete dos mais populares abaixo, variando de medicamentos clássicos para dormir, como a camomila, a produtos mais novos que contêm ginkgo biloba e canabidiol (CBD).

Camomila

Camomila , geralmente na forma de chá de camomila, é um dos mais antigos e mais conhecidos soníferos naturais. As menções ao chá de camomila sendo usado para dormir e relaxar datam de séculos.

Isso, combinado com a disponibilidade do chá de camomila, o tornou um dos soníferos naturais mais comuns.

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Investigamos os benefícios do chá de camomila como um auxílio para dormir em nosso guia para chá de camomila e sono.

No geral, descobrimos que as conclusões dos estudos científicos sobre os benefícios do chá de camomila foram bastante misturadas, com alguns achando-o eficaz e outros identificando poucos ou nenhum benefício. A maioria desses estudos indica a necessidade de pesquisas adicionais a serem concluídas sobre a camomila.

Por exemplo, um estudo de 2009 descobriram que a camomila foi útil na redução da ansiedade em pessoas com transtorno de ansiedade generalizada leve a moderada. No entanto, um estudo de 2011 descobriram que não havia diferença significativa no sono para pessoas com insônia que foram tratadas com camomila.

Outro estudo de 2017 descobriram que o extrato de camomila melhorou a qualidade do sono em idosos por um período de 28 dias.

Você pode encontrar mais resultados de estudos em nosso guia completo de camomila. No geral, o baixo preço e a fácil disponibilidade da camomila a tornam um auxílio natural para dormir popular, mesmo que a ciência por trás de seus benefícios para o sono seja mista.

Raiz Valeriana

raiz Valeriana também é um popular remédio para dormir à base de ervas. Você pode encontrar raiz de valeriana vendida sozinha e usada como ingrediente em uma ampla variedade de suplementos de ervas para o sono e relaxamento.

A raiz de valeriana usada nesses suplementos é extraída de uma erva nativo de certas partes da Ásia e da Europa . Como a camomila, os fatos de que a valeriana cresce naturalmente e está amplamente disponível a tornaram um dos soníferos naturais mais populares do mercado.

Também como a camomila, as evidências científicas por trás da valeriana são misturadas, com alguns estudos que a consideram eficaz e outros registrando poucos ou nenhum benefício para o sono.

Por exemplo, um estudo de 2000 descobriram que a valeriana teve um desempenho melhor do que um placebo em ajudar pessoas com distúrbios do sono a adormecerem, com usuários de valeriana adormecendo em média 15 minutos mais rápido do que aqueles que receberam um placebo não terapêutico (45 minutos contra 60 minutos).

No entanto, um estudo de 2004 não encontraram diferenças significativas entre a valeriana e um placebo na qualidade do sono em adultos com problemas de sono. Um estudo de 2005 chegaram a uma conclusão semelhante, descobrindo que a valeriana não era mais eficaz em melhorar o sono ou a ansiedade do que um placebo.

Em suma, os dados científicos por trás da valeriana são mistos - um tópico que cobrimos com mais detalhes em nosso guia de soníferos naturais.

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Lavanda

Normalmente vendido em cápsulas e como um óleo essencial , a lavanda é amplamente promovida na comunidade de saúde natural como um auxílio natural para dormir seguro e eficaz.

Embora existam dados limitados de estudos em grande escala sobre os efeitos da alfazema no sono, os poucos estudos realizados geralmente descobriram que ela pode ter efeitos sedativos leves que podem ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

Por exemplo, um estudo de 2014 observaram 79 pessoas com problemas de sono autorrelatados e descobriram que, quando combinado com uma higiene adequada do sono, o óleo essencial de lavanda melhorou a qualidade do sono. Outro estudo de 2005 descobriram que o uso de aromaterapia de lavanda foi associado ao aumento do sono profundo ou de ondas lentas.

É importante notar que ambos os estudos foram bastante pequenos (o primeiro envolveu 79 pessoas, enquanto o segundo envolveu apenas 31). No entanto, suas descobertas são certamente interessantes e podem indicar que a alfazema pode ter certos benefícios para melhorar a qualidade do sono.

Flor da Paixão

Conhecido como passiflora encarnada , a maracujá é um ingrediente comum em medicamentos para dormir à base de ervas que também são vendidos como suplemento para dormir.

Como outros medicamentos à base de ervas para dormir, há apenas uma pequena pesquisa sobre os efeitos da flor do maracujá no sono. Um estudo de 2011 , que usou dados auto-relatados dos participantes, descobriu que o chá de ervas contendo passiflora estava associado a classificações de qualidade do sono mais altas. É importante notar que o estudo foi pequeno, com apenas 41 participantes.

Outro estudo de 2013 descobriram que uma combinação de passiflora, valeriana e lúpulo era tão eficaz quanto o zolpidem (o ingrediente ativo do Ambien) na redução da latência do sono e na melhora do tempo de sono.

No entanto, mais pesquisas precisam ser concluídas para identificar quais são os benefícios de longo prazo, bem como se há um passivo de dependência com esta combinação e uso de longo prazo.

Ginkgo Biloba

A, erva da árvore avenca chinesa, ginkgo biloba é frequentemente usado como ingrediente em suplementos de ervas para dormir. Ele também está disponível como um suplemento para todos os fins, com o propósito de ajudar em tudo, desde a ansiedade à saúde do coração.

Apesar de ser um medicamento fitoterápico popular, há poucas evidências de que o ginkgo biloba tenha quaisquer efeitos mensuráveis ​​no sono.

Um estudo de 2001 usaram dados de polissonografia (estudo do sono) para comparar os efeitos de ginkgo biloba e de um placebo. O estudo, que incluiu notavelmente apenas 10 pessoas, descobriu que não houve diferenças significativas na qualidade do sono entre o grupo que recebeu o suplemento de ginkgo biloba e o grupo que recebeu o placebo.

Outro estudo descobriram que o ginkgo biloba melhorou a eficiência do sono quando usado com trimipramina, um medicamento antidepressivo tricíclico. No entanto, é difícil tirar conclusões firmes sobre ginkgo biloba a partir deste estudo devido ao uso concomitante de trimipramina pelos participantes.

Magnésio

Magnésio, um mineral abundante que é importante para tudo, desde a saúde óssea até a produção de DNA, também pode ser um suplemento útil para melhorar o sono .

Como um mineral essencial, o magnésio desempenha um papel fundamental em vários processos relacionados ao sono e bem-estar. Ensaios clínicos de magnésio mostraram que o uso pode melhorar potencialmente os sintomas de insônia.

Por exemplo, um estudo de 2012 descobriram que o uso de um suplemento de magnésio melhorou o tempo de sono e a eficiência do sono em idosos. Um estudo de 2011 envolvendo residentes de instituições de longa permanência também descobriram que o magnésio, quando usado com melatonina e zinco, melhorou os escores de qualidade do sono.

É importante notar que houve apenas uma pequena quantidade de pesquisas realizadas sobre os efeitos do magnésio no sono, o que significa que nada é conclusivo ainda. No entanto, esses estudos parecem mostrar que o magnésio pode ter benefícios reais e perceptíveis como um auxílio natural para dormir.

Canabidiol (CBD)

Se você visitou uma loja de produtos naturais ou simplesmente leu as notícias nos últimos anos, sem dúvida já ouviu falar de CBD, ou canabidiol.

Embora o CBD derivado do cânhamo seja legal em uma base federal, o status jurídico preciso do CBD ainda está preso em uma zona cinzenta em muitas partes do país.

Apesar disso, o CBD cresceu imensamente em popularidade nos últimos anos como um suposto tratamento natural para, bem, quase tudo.

O CBD é comumente promovido como um tratamento natural para a insônia. Embora as evidências sejam limitadas, existem alguns dados que mostram que pode ser útil para pessoas com dificuldades para dormir.

Por exemplo, um estudo de 2019 envolvendo 103 adultos com ansiedade ou sono insatisfatório descobriu que mais da metade dos participantes relatou melhorias no sono após o uso de cápsulas de CBD. No entanto, é importante notar que os escores de sono melhoraram no primeiro mês em 48 pacientes (66,7 por cento), mas que também flutuou ao longo do tempo.

Outros estudos, como este estudo de 2010 e este estudo de 2019 , descobriram que o CBD pode ajudar a melhorar os sintomas de ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático, os quais podem causar dificuldades em manter hábitos saudáveis ​​de sono.

No entanto, é importante notar que a pesquisa sobre o CBD ainda precisa de muito trabalho. No último estudo, por exemplo, os pacientes receberam CBD em conjunto com cuidados psiquiátricos ambulatoriais de rotina.

Embora ainda não haja evidências científicas suficientes para dizer que o CBD definitivamente funciona como um sonífero natural, a pesquisa que foi conduzida até agora mostra que ele pode ter um potencial real.

Cobrimos esse tópico com mais detalhes em nosso guia completo para CBD e ansiedade .

Remédios para dormir de venda livre

Além dos remédios à base de ervas para dormir, há uma variedade de medicamentos sem prescrição que podem ajudar a tratar a insônia e melhorar o sono.

Ao contrário dos soníferos naturais, que geralmente são feitos de ervas ou minerais, muitos desses soníferos OTC contêm ingredientes farmacêuticos. Normalmente, você pode comprar esses produtos na farmácia local ou, ocasionalmente, em um supermercado ou loja de alimentos saudáveis.

Abaixo, listamos quatro dos soníferos de venda livre mais comuns, junto com os dados por trás de como cada produto funciona para tratar a insônia e melhorar o sono.

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Melatonina

A melatonina é um dos soníferos sem prescrição mais populares disponíveis. É um ingrediente chave em nosso Vitaminas de goma para dormir , junto com uma variedade de outros ingredientes naturais, como camomila e L-teanina.

Como um hormônio responsável por regular seu ciclo sono-vigília, seu corpo naturalmente libera seu próprio suprimento de melatonina conforme o dia se transforma em noite e os níveis de luz natural começam a cair, sinalizando que é hora de você se sentir cansado e dormir.

O problema é, como explicamos em nosso guia completo para melatonina e sono , o corpo humano está um pouco fora de sincronia com a tecnologia moderna. Em um ambiente com iluminação natural, o processo do corpo para a produção de melatonina funciona bem, fazendo com que você se sinta sonolento tarde da noite e alerta durante o dia.

Adicione smartphones, telas de computador, iluminação artificial, trabalho em turnos e madrugadas devorando Netflix à equação e o método natural do corpo de regular o ciclo sono-vigília nem sempre é suficiente para fazer você se sentir cansado antes da meia-noite.

É aqui que os suplementos de melatonina entram em cena.

Uma revisão científica de 2017 descobriram que a suplementação de melatonina demonstrou melhorar a qualidade do sono, reduzir a quantidade de tempo necessária para adormecer, aumentar o tempo total de sono e regular o ritmo circadiano do corpo.

Outros estudos descobriram que a melatonina pode ajudar a reduzir os sintomas de jet lag em pessoas que viajaram através de fusos horários.

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L-5 hidroxitriptofano (5-HTP)

L-5 hidroxitriptofano , ou 5-HTP, é um aminoácido produtor de serotonina que é produzido naturalmente pelo corpo. Como a serotonina está associada a distúrbios do sono, o 5-HTP é frequentemente promovido como um suplemento do sono sem prescrição.

Não há muitas pesquisas científicas sobre os efeitos do 5-HTP no sono.

Um pequeno estudo (tamanho da amostra de apenas 17) de 2010 descobriram que um tratamento combinado consistindo de GABA e 5-HTP fez com que os pacientes adormecessem mais rapidamente, dormissem mais e experimentassem uma qualidade de sono superior em comparação com um placebo.

Infelizmente, existem poucos estudos em humanos que examinam os efeitos do 5-HTP usado sozinho como um auxílio para dormir. Como tal, o júri ainda não decidiu se é realmente eficaz como um tratamento do sono sem receita.

Difenidramina (Benadryl®)

A difenidramina, o ingrediente ativo do Benadryl (sim, o remédio para alergia), é amplamente usada como um remédio para dormir sem receita.

Como a difenidramina não exige receita, é uma escolha comum de sonífero para pessoas com insônia que não querem ver um profissional de saúde ou usar medicamentos prescritos.

A difenidramina é um anti-histamínico. Ele funciona como um tratamento para a insônia, bloqueando a captação do neurotransmissor histamina, que é responsável pelo estado de alerta e excitação do ciclo natural de sono-vigília do seu corpo.

Anti-histamínicos como a difenidramina podem funcionar bem como soníferos, o que significa que você deve se sentir mais sonolento do que o normal depois de tomá-los. No entanto, embora seja mais fácil adormecer, você pode não acordar se sentindo tão descansado quanto gostaria.

Isso ocorre porque anti-histamínicos como a difenidramina pode reduzir a quantidade de tempo que você gasta no sono REM (movimento rápido dos olhos) , a fase do ciclo do sono em que a atividade do seu cérebro está no auge e os seus sonhos mais intensos.

Abordamos isso com mais detalhes em nosso guia para Benadryl para dormir , que analisa a ciência por trás dos anti-histamínicos e da qualidade do sono.

Por causa desses efeitos no ciclo do sono, o uso de anti-histamínicos como a difenidramina geralmente não é recomendado. No entanto, é normal usar Benadryl ou outras drogas com difenidramina ocasionalmente se você tiver dificuldade para adormecer.

Doxilamina

Doxilamina é um anti-histamínico. Assim como a difenidramina, é usada para aliviar os sintomas de alergia, mas também pode ser usada como um sonífero de curto prazo.

Tal como acontece com a difenidramina e outros anti-histamínicos, o uso de doxilamina muitas vezes não é recomendado como um auxílio para dormir devido a seus efeitos no ciclo do sono .

Prescrição de medicamentos para dormir

Para muitas pessoas, soníferos naturais e pílulas para dormir de venda livre são suficientes para cair no sono sempre que ocorre um surto ocasional de insônia.

No entanto, se você tem dificuldade para dormir persistente, medicamentos sem receita podem não ser a opção mais eficaz. Alguns soníferos de venda livre, como os anti-histamínicos, também podem afetar a qualidade do seu sono quando são usados ​​por um longo prazo.

Por esse motivo, seu médico pode recomendar um remédio para dormir com receita se você costuma ter dificuldade para adormecer.

Várias classes diferentes de medicamentos são prescritos para tratar a insônia. Os primeiros remédios para dormir eram, em sua maioria, da classe dos benzodiazepínicos, que atuam direcionando os receptores no cérebro para produzir um efeito sedativo.

Você já deve ter ouvido falar de drogas como lorazepam (Ativan®) e alprazolam (Xanax®), que pertencem a esta classe de mediações. Hoje em dia, o uso dessas drogas é geralmente desencorajado para problemas de sono de longo prazo, pois eles apresentam um alto risco de levar o usuário a desenvolver dependência.

Hoje, a maioria dos medicamentos prescritos para tratar a insônia e outras dificuldades de sono são hipnóticos ou antidepressivos. Listamos cinco dos medicamentos para dormir prescritos mais comuns abaixo, junto com os dados sobre como eles podem ajudá-lo a tratar a insônia e melhorar a qualidade do sono.

Zolpidem (Ambien)

Zolpidem, o ingrediente ativo do Ambien, é um dos medicamentos para dormir mais comuns nos Estados Unidos.

Estudos do zolpidem mostram que é altamente eficaz como tratamento para a insônia. Eles também tendem a mostrar que, ao contrário de muitos soníferos de venda livre, ele continua a funcionar a longo prazo.

Um estudo de 2012 analisou os efeitos do uso noturno de zolpidem em pessoas com insônia. Os pacientes foram avaliados ao longo de oito meses, durante os quais o zolpidem aumentou significativamente o tempo geral de sono e a eficiência do sono, enquanto reduzia a latência do sono (tempo necessário para adormecer).

Uma revisão científica de 2011 chegaram a conclusões semelhantes, observando que o zolpidem diminui a latência do início do sono, melhora a qualidade do sono e reduz o despertar após o início do sono.

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Em suma, o zolpidem funciona. No entanto, como muitos outros medicamentos de prescrição usados ​​para tratar problemas de sono, pode causar efeitos colaterais, como sonolência diurna. Também é considerado como tendo um alto potencial para dependência e uso excessivo . Por essas razões, o zolpidem geralmente não é recomendado para pessoas que precisam ser altamente ativas logo após acordar.

Zaleplon (Sonata®)

Zaleplon, comumente vendido sob a marca Sonata, é um medicamento hipnótico usado para tratar a insônia. Pertence à mesma classe de medicamentos que o zolpidem (Ambien), mas tem algumas diferenças importantes.

A maior dessas diferenças é sua meia-vida curta. Zaleplon tem um meia-vida de apenas 30 minutos , que é muito mais curto do que o meia-vida de duas a três horas de zolpidem .

Isso significa que uma dose normal de zolpidem pode durar até três vezes mais tempo no corpo do que a dose equivalente de zaleplon.

Estudos do zaleplon tendem a mostrar que ele pode reduzir a latência do sono e aumentar o tempo total de sono em pessoas com insônia.

Por exemplo, em este estudo de 1999 , pacientes idosos com insônia passaram mais tempo dormindo e menos tempo acordados antes de dormir após o tratamento com zaleplon.

Embora a meia-vida curta do zaleplon possa ser uma vantagem se você precisar acordar cedo e tiver preocupações sobre se sentir cansado com uma medicação de longa duração, ela também pode tornar o zaleplon menos eficaz se você estiver propenso a acordar durante a noite.

Eszopiclone (Lunesta®)

O eszopiclone, vendido sob a marca Lunesta, é outro tipo de medicamento hipnótico usado para tratar a insônia.

A principal diferença entre o eszopiclone e outros medicamentos para dormir é sua meia-vida. O eszopiclone tem meia-vida de seis horas - até seis vezes mais que o zaleplon e duas a três vezes mais que a meia-vida do zolpidem.

Por causa dessa meia-vida longa, a eszopiclona pode ser mais eficaz como um tratamento para problemas de sono em pessoas que frequentemente acordam durante a noite.

Doxepin (Silenor)

Doxepin é um medicamento de prescrição que pertence à classe dos antidepressivos tricíclicos. É usado para uma série de finalidades, incluindo tratamento para insônia.

Estudos clínicos de doxepina mostram que tem efeitos positivos na manutenção do sono e no tempo total gasto dormindo. Curiosamente, esses estudos também mostram que doses baixas de doxepina tendem a não causar os efeitos residuais no dia seguinte, que são um problema comum com muitas outras pílulas para dormir.

Por exemplo, um estudo com idosos com insônia de 2014 descobriu que a doxepina é eficaz como um tratamento para a insônia, mesmo em doses muito baixas. No entanto, também é importante notar que as melhorias foram observadas até o último terço da noite e não afetaram significativamente o início do sono.

Você está considerando a doxepina como um tratamento para a insônia? Nosso abrangente Guia Doxepin 101 explica como a doxepina funciona para tornar o sono mais fácil, e também como ela se compara a outras drogas no mercado como tratamento para a insônia.

Ramelteon (Rozerem)

Ramelteon é um medicação hipnótica que é usado para tratar a insônia, particularmente casos de insônia que envolvem dificuldade para adormecer.

Mais especificamente, o ramelteon é um agonista do receptor de melatonina. Os especialistas acreditam que ele funciona ligando-se aos receptores de melatonina MT1 e MT2 do corpo, que são responsáveis ​​por regular o ciclo de sono-vigília do corpo.

Estudos polissonográficos de ramelteon mostram que ele produz um início de sono persistente mais rápido do que o placebo. Estudos separados de 2006 e 2007 também descobriram que o ramelteon pode diminuir a latência para o sono persistente em pessoas com insônia.

Resumindo, o ramelteon pode ajudar as pessoas com insônia a adormecerem mais rapidamente. Curiosamente, estudos de ramelteon também mostram normalmente que ele não produz quaisquer efeitos residuais no dia seguinte, o que significa que pode ser menos provável de causar sonolência matinal do que outros soníferos prescritos.

Investigamos a ciência por trás do ramelteon, bem como seus benefícios como medicamento para dormir, em nosso guia completo para ramelteon e seus efeitos .

Qual é o melhor remédio para dormir?

Com uma variedade tão grande de soníferos e medicamentos no mercado, descobrir qual é o mais adequado para você nem sempre é um processo fácil.

Não há melhor sonífero para todos. Dependendo da frequência com que você acha difícil adormecer e da gravidade dos seus problemas de sono, você pode se beneficiar de um tratamento sem receita ou de um medicamento de prescrição mais eficaz.

Se você tem problemas para dormir e quer fazer algo a respeito, a melhor abordagem é conversar com um profissional de saúde. Eles poderão prescrever um tratamento seguro e adequado com base em seus sintomas e necessidades.

Ainda não está pronto para usar medicamentos para dormir melhor? Nosso guia de maneiras com base científica para ter uma noite de sono melhor lista as mudanças de hábitos e estilo de vida que você pode fazer para desfrutar de um sono mais revigorante e de melhor qualidade.

Este artigo é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. As informações contidas neste documento não substituem e nunca devem ser consideradas para aconselhamento médico profissional. Sempre converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de qualquer tratamento.